
Prefeitura celebra 5 anos do Centro de Atendimento ao Autista
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Pelotas tem motivos para comemorar em dobro. Nessa terça-feira (2), foram celebrados os 5 anos do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura e uma década da Associação de Amigos, Mães e Pais dos Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho).
A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice Idemar Barz, festejou as datas simbólicas ao lado de pais, professores e alunos da unidade que, atualmente, atende 423 crianças, jovens e adultos – o número de beneficiados aumentou mais de 600% desde sua inauguração, em 2014.
Festa com direito a bolo e 'parabéns' celebrou aniversário do Centro de Atendimento ao Autista e da Amparho - Fotos: Gustavo Vara
“Temos que comemorar a existência deste Centro, que é referência no atendimento ao autista no Estado e no País, graças à dedicação de profissionais qualificados e ao envolvimento das famílias”, disse a prefeita, que atribuiu à atuação da Amparho, ao longo dos últimos dez anos, a transformação positiva que aconteceu em Pelotas. “É um trabalho lindo que eles fazem com a Prefeitura, que reflete em conquistas importantes”, acrescentou.
Em 2017, Paula comprometeu-se em ampliar a unidade de atendimento e, no ano passado, garantiu a mudança de endereço do Centro para um espaço maior, mais qualificado e adequado - o que permitiu um salto no número de vagas ofertadas.
Dia de celebração em dobro
A tarde de sol e calor presenteou os participantes da festa, que contou com brinquedos infláveis, pintura facial, brincadeiras, distribuição de pipoca e, ainda, um brechó – cuja renda adquirida será revertida para o Centro. Entre as mais de 420 histórias de vida transformadas com a criação da unidade, está a de Davi, 9 anos. Desde os 4, o menino frequenta o espaço e recebe o atendimento necessário para o seu desenvolvimento.

Davi, de 9 anos, frequenta o Centro desde os 4, onde tem aulas de artes, atividades físicas e é atendido por fonoaudióloga - Foto: Gustavo Vara
“Ele vem quatro vezes por semana participar de aulas de artes, atividades físicas, além de ser recebido pela fonoaudióloga. É maravilhoso ter um centro como esse, onde formamos uma só família, no nosso mundo azul*”, disse a mãe de Davi, Luciana Lemos.
Informar para conscientizar
Há 12 anos, o dia 2 de abril é a data escolhida para levar mais conhecimento à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – condição que, segundo a Organização Mundial de Saúde, está vinculada a uma em cada 160 crianças no planeta. Até 6 de abril, Pelotas realiza a sua 6ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, que traz a importância da família no diagnóstico e no tratamento como o tema central.
“Há dez anos, ter um filho autista era bastante complicado porque as pessoas não sabiam nem o que era o autismo. A associação, que começou com oito mães, em 2009, lutou por cinco anos para ter um local como esse, que hoje é exemplo para todo o Brasil”, disse a presidente da Amparho, Eliane Bitencourt.

Presidente da Amparho diz que a vida dos autistas em Pelotas mudou completamente depois da criação do Centro - Foto: Gustavo Vara
Ela lembra que antes da criação do espaço, o atendimento público era restrito e concorrido – cenário que se transformou com a unidade aberta à população em 2014, resultado do compromisso firmado pelo então prefeito e atual governador do Estado, Eduardo Leite. “Os últimos cinco anos mudaram a vida dos autistas em Pelotas completamente”, frisou a presidente. A vereadora Daiane Dias (PSB) também acompanhou a comemoração desta terça.
*A cor azul é um dos símbolos associados ao autismo, já que representa a maior incidência de casos no sexo masculino.
Saiba mais
Atualmente, os alunos do Centro contam com o atendimento de 50 profissionais, como professores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, entre outros. Lá, além de receber carinho, atenção e cuidado, também participam de atividades como arteterapia, pet terapia, ludoterapia e tecnologia assistiva.
Hoje, cerca de 250 famílias pelotenses são vinculadas à associação Amparho.
Pelotas festeja meia década do acolhimento de autistas
Município realiza 6ª Semana de Conscientização sobre o Autismo
Atendimento preferencial
No início do mês, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o decreto 6.156, que regulamenta a lei municipal que prevê atendimento preferencial aos autistas, bem como a seus acompanhantes. O documento institui que estas pessoas tenham prioridade em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e privados, abrangendo supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e lojas.
Veja mais fotos do aniversário no Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura. da Prefeitura.