ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura apoia Semana do Livro e da Literatura do Lindóia

De iniciativa do projeto Bem Viver Lindóia, o evento vai inaugurar uma biblioteca na Ubai Cohab Lindóia. Sábado, o Coletivo Autores de Pelotas leva ao bairro a feira itinerante #EuLeioPelotas Por Aí

Por Ascom 12-09-2019 | 18:09:49

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), apoia a realização da Semana do Livro e da Literatura do Lindóia, promovida pelo projeto Bem Viver Lindóia. Às 15h de quinta-feira (19), será inaugurada a Biblioteca Bem Viver Lindóia, na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Cohab Lindóia, e a partir deste sábado (14), haverá recolhimento de doações de livros, que irão compor a biblioteca. 

Das 14h às 17h, durante a abertura da Semana, escritores do Coletivo Autores de Pelotas vão levar a feira itinerante #EuLeioPelotas Por Aí à pracinha da Cancha do Lindóia. Além de apresentar 37 títulos de diversos gêneros literários, e vendê-los por preços mais acessíveis (com descontos de até 25%), os autores estarão presentes para conversar com os moradores do bairro sobre literatura e autografar seus livros. 

Fotos: Divulgação

Uma das coordenadores do projeto Bem Viver Lindóia, Aline Maciel diz que, além de valorizar o livro impresso em "um mundo muito virtual", a participação de integrantes do Coletivo Autores de Pelotas fará toda a diferença, estimulando o conhecimento e o envolvimento com a palavra, através da leitura da poesia, do conto, do romance, dos quadrinhos, da fotografia. “O autor estar junto e poder falar pessoalmente sobre a sua obra e a sua inspiração, a quem se interessar... isso é que é muito legal”, afirma Aline.   

Ao longo da semana, doações de livros podem ser entregues no Plantão de Vendas do Residencial Jardim do Lindóia, ao lado da Ubai – diariamente, das 10h às 18h, inclusive domingos e feriados. A programação da Semana vai até dia 21 e terá Varal de Poesias e Contação de Histórias, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Franklin Olivé Leite, entre outras atividades.

Será o quarto evento da feira itinerante #EuLeioPelotas Por Aí - desde julho, integrantes do Coletivo Autores de Pelotas estiveram na Tablada, na Sipat da Embrapa e na Bibliotheca Pública, durante o Dia do Patrimônio. 

“Acho que a frase da música ‘Nos bailes da Vida’, do Milton Nascimento, tem tudo a ver com a proposta do Coletivo: ‘Todo artista tem de ir aonde o povo está’. Para nós, que buscamos a valorização do escritor local, participar de feiras nos bairros é fundamental para conquistar um novo público e ficar mais conhecidos na cidade, mas, sobretudo, para incentivar a leitura, que é o maior objetivo do Coletivo”, explica o escritor Deco Rodrigues, criador da marca “EuLeioPelotas”, que representa o grupo. 
Foto: Divulgação/Moizes Vasconcellos.

“Essa convivência por algumas horas entre os escritores, durante esses eventos, sempre rende ótimas conversas e novas ideias para o Coletivo também”, destaca. Rodrigues foi o contato inicial com os coordenadores do projeto Bem Viver Lindóia, Aline Maciel e Denis Ribeiro. 

“Nós já queríamos fazer uma biblioteca no postinho do Lindóia, algo para sair do Centro e levar os livros para a periferia, e o evento do Coletivo na Cohab Tablada nos inspirou para organizarmos a Semana do Livro e da Literatura no bairro”, conta Aline, bacharel em Artes Cênicas (UFSM) e produtora cultural, realizadora do evento Piquenique Cultural, de 2010 a 2017.

Criado em fevereiro de 2019, o Coletivo Autores de Pelotas conta com mais de quarenta integrantes. Mais informações sobre os autores e seus livros e as ações do Coletivo podem ser encontradas no Facebook Eu Leio Pelotas e no Instagram (@euleiopelotas).

Foto: Divulgação.

Programação da SEMANA DO LIVRO E DA LITERATURA DO LINDÓIA

ABERTURA
14/09 - sábado

LOCAL: Pracinha da Cancha junto à Feira Comunitária da Cohab Lindóia das 14 às 17h - Feira itinerante #EuLeioPelotas Por Aí no Lindóia 

15h - Biblioteca Móvel LIONS CLUBE Pelotas Integração com Contadores de Histórias

Varal de Poesias - Blog Certas palavras 

Varal de Poesias para Crianças – Rotary Club de Pelotas Integração

Campanha de arrecadação de livros para Biblioteca Bem Viver Lindóia, da UBAI Cohab Lindóia
 

17/09 – terça-feira

LOCAL: E.E.E.F. Dr. Franklin Olivé Leite.
*somente para alunos da escola

15h30min – “A Fera Solitária” Hora do Conto com VOCÊ SABE QUEM Cia de Teatro

19h – Oficina de Gestão de Estresse nos estudos, com Nara Müller*, autora do livro “Bem estar mental e emocional na atualidade” (*integrante do Coletivo Autores de Pelotas)
 

19/09 – quinta-feira

LOCAL: UBAI Cohab Lindóia

15h - Inauguração da Biblioteca Bem Viver Lindóia

21/09 - sábado 

LOCAL: Pracinha da Cancha junto à Feira Comunitária da Cohab Lindóia

Varal de Poesias Blog Certas Palavras 

Varal de Poesias para Crianças – Rotary Club de Pelotas Integração

Contação de Histórias - Rotary Club de Pelotas Integração

De 16 a 19/09 – segunda a sexta-feira

LOCAL: EEEF Franklin Olivé Leite

Varal de Poesias – Blog Certas Palavras

Varal de Poesias para Crianças – Rotary Club de Pelotas Integração

Campanha para novos sócios da Biblioteca (pais ou responsáveis)

PARCEIROS:

  • UBAI Cohab Lindóia - Secretaria Municipal de Saúde
  • Coletivo Autores de Pelotas - #EuLeioPelotas Por AÍ
  • EEEF Dr. Franklin Olivé Leite
  • Comunidade Católica São Paulo
  • VOCÊ SABE QUEM Cia de Teatro
  • Lions Clube Pelotas Integração
  • Rotary Club de Pelotas Integração
  • Blog Certas Palavras - Rogério Nascente

Sobre o projeto

Desde março de 2019, a Cohab Lindóia tem abrigado o projeto social Bem Viver Lindóia, desenvolvido pela produtora cultural Pra Toda Obra - Realizações Criativas, com apoio da Olavo Rocha Construtora e do Jardim do Lindóia Residencial, empreendimento que se localiza próximo à Cohab. Em parceria com instituições como a Escola Franklin Olivé Leite e a Comunidade Católica São Paulo, o projeto vem desenvolvendo várias atividades culturais, esportivas e sociais na comunidade. 

Na escola Franklin, houve a retomada de atividades voltadas aos alunos e que estavam suspensas, como a Banda Marcial. Em maio, durante a Festa da Família, foi realizada uma grafitagem com o nome da escola no muro externo, trazendo mais visibilidade ao local. O local também abriga atividades desenvolvidas pelo Projeto e voltadas à comunidade em geral aos sábados, tais como Oficina de Fuxico (artesanato), Capoeira, Dança Tradicionalista e, em breve, judô para crianças. 

As oficinas recebem pessoas não só da Cohab, mas das redondezas e de outros bairros da cidade, como Fragata e Simões Lopes. As crianças participantes recebem lanche fornecidos pela Padaria Maxi Pão, localizada no bairro e parceira do projeto.

Também aos sábados, na Cancha que fica próxima à escola na principal avenida do bairro, acontece a Escolinha de Futebol e a Feira Comunitária da Cohab Lindóia, que reúne expositores locais. Na Comunidade Católica, acontecem palestras sobre empreendedorismo, em datas específicas.

Tags

literatura, ivros, coletivo autores de pelotas, projeto bem viver lindóia, semana do livro, biblioteca, autores, ubai cohab lindóia

Carregando 0%
Carregando 0%