ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita participa do lançamento da 93ª Expofeira de Pelotas

Paula Mascarenhas aproveitou para motivar os presentes a ajudar na recuperação do "DNA vanguardista" da cidade

13-09-2019 | 14:01:52

Na quinta-feira (12), Paula Mascarenhas participou do lançamento da 93ª Expofeira Pelotas, que ocorre de 7 a 13 de outubro, na Associação Rural de Pelotas (ARP). Na ocasião, foram apresentadas algumas das ações e novidades da Feira, considerada pela prefeita um espaço diferenciado por produzir conhecimento acadêmico, além de proporcionar negócios importantes para a Zona Sul. Para ela, além de aproximar a população urbana da realidade de quem vive no campo, o evento é um grande expositor do que é feito na região para o país.

Prefeita desejou sucesso à Expofeira e incentivou presentes a ajudar na recuperação do "DNA empreendedor" da cidade - Fotos: Michel Corvello 

Motivada pelas falas eloquentes da presidente da ARP, Carolina Luiza Peró Osório, do presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB), Paula aproveitou para relembrar a importância da Expofeira para o município e o fato de o evento estar em constante crescimento, servindo de exemplo para Pelotas e região. “A Feira tem essa capacidade de unir o campo à cidade, a agricultura familiar ao agronegócio, o que é muito louvável.”

Segundo a prefeita, isto cria um terreno fértil para a troca de experiências e informação. “A Expofeira mostra a nossa aptidão para, enquanto sociedade, criar coisas boas e vencer desafios. Isso precisa ser inspiração permanente para nós.” Frente ao atual cenário político e econômico do município, avaliado pela gestora como um tanto conservador, a prefeita lembrou que Pelotas já foi vanguardista e líder no desenvolvimento econômico do Estado. 

“Este 'DNA' (vanguardista) está em nós e na nossa sociedade. Com o passar do tempo e das dificuldades, fomos esquecendo disso”, disse a gestora.

Conforme a prefeita, a comunidade pelotense precisa resgatar esse "DNA empreendedor", que fez de Pelotas palco de inovações. “Temos que nos lembrar e isso é tarefa de todos nós. Levar a verdade e informação de qualidade ao cidadão é papel de todos. Precisamos criar uma onde de verdade e voltar a conectar Pelotas com o que ela merece ter, que é o desenvolvimento e a ousadia de estar à frente dos processos políticos e econômicos do Estado”, afirmou Paula, lembrando que a população é sábia e que munida da verdade, sabe escolher os melhores caminhos para o crescimento.  

Presenças

Além da prefeita, participaram do coquetel de lançamento da Expofeira 2019, o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Antônio Ozório, os vereadores Fabrício Tavares (PSD) e Enéias Clarindo (PSDB), o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) e o deputado federal Daniel Trezciak (PSDB). Empresários e produtores da região também prestigiaram o evento. 

A Feira

Em 2019, são esperados mais de 70 mil visitantes para a Expofeira, considerada a segunda maior em entrada de animais e diversidade de raças. Mais de 200 atividades integram a programação da feira e a expectativa é de que o evento gere cerca de R$ 30 milhões em negócios. Entre as atrações, as tradicionais exposições de animais de alto valor genético, leilões, mostras da gastronomia regional, produtos da agricultura familiar, máquinas e implementos agrícolas, além de shows e atividades culturais.  

Também integram a programação encontros e debates realizados pelos núcleos e associações de criadores, incluindo a Conferência Rural da Zona Sul, maior evento de caráter técnico-científico do ramo na região, com seminários que discutem o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio. A agenda inclui ainda shows e intensa programação cultural. Estão confirmadas as apresentações do Guri de Uruguaiana, interpretado pelo comediante Jair Kobe, Luiz Marenco, Quarteto Coração de Potro, Lisandro Amaral e da atração nacional, o cantor Leonardo.  

Ingresso

De segunda a sexta, o acesso ao parque de exposições será gratuito - apenas o estacionamento será cobrado. Sábado e domingo o ingresso sairá por R$ 10,00, sendo que estudantes pagam meia entrada. Idosos, crianças de até 12 anos e professores não pagam.  

Tags

expofeira, pelotas, agronegócio, agricultura familiar

Carregando 0%
Carregando 0%