ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Prefeita fala sobre boas práticas de Segurança Pública em entrevista

Trabalho desenvolvido no Pacto Pelotas pela Paz, no âmbito da prevenção e repressão da violência, é reconhecido como exemplo para outras cidades brasileiras

Por Marina Amaral 13-01-2021 | 16:10:58

Na manhã desta quarta-feira (13), a prefeita Paula Mascarenhas foi entrevistada por profissionais da Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão, sobre as boas práticas no Município na área de Segurança Pública. A empresa de consultoria desenvolve um projeto de planejamento de políticas públicas na cidade de Londrina, no Paraná, que se encontra na fase de pesquisa de exemplos de gestores e ações em diversos âmbitos, em outras localidades do Brasil e do mundo. Na segurança, Pelotas é destaque.

A conversa virtual se deu com o intuito da empresa entender como funciona o sistema de segurança que causou uma mudança visível em Pelotas. Paula falou sobre o início do Pacto Pelotas pela Paz em 2017. O projeto, que se tornou uma política pública, apresenta resultados positivos após três anos e meio de implementação. A adesão da população e o poder de transformar uma cidade, a partir do investimento em segurança pública, também foram pontuados pela gestora municipal como itens importantes da iniciativa.

Quando questionada sobre as projeções para o futuro, Paula explicou que a ideia é realizar uma nova pesquisa para avaliar o que foi feito nos 40 meses de operação do Pacto. Estratégias mais específicas serão buscadas para combater a violência contra a mulher e diminuir o número de casos de feminicídio. Além disso, se busca o investimento em mais tecnologias e em espaço integrado de monitoramento - com um número de telefone único para socorro - entre as forças policiais e, possivelmente, o Samu. 

“O objetivo principal é manter o Pacto Pelotas pela Paz e fortalecê-lo junto à comunidade, para que se torne uma política de Estado”, afirmou a prefeita. 

Segundo a gestora, a diminuição de crimes no ano de 2020 é a prova de que está sendo trilhado o caminho certo. A expectativa é que outras prefeituras possam ser estimuladas a se preocupar e investir na área da segurança pública. “O que mais queremos é que outros municípios sigam essa linha”, finalizou.

Veja mais

+ Roubo a pedestres em dezembro tem menor índice desde 2003

Tags

segurança pública, pacto pelotas pela paz, referência

Carregando 0%
Carregando 0%