ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita debate sobre gestão pública com estudantes da UFPel

Paula participou da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo em que apresentou dados relativos à administração municipal

13-09-2019 | 18:05:43

Estudantes dos cursos de Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo da Universidade Federal (UFPel) puderam conversar com a prefeita Paula Mascarenhas sobre o planejamento estratégico municipal. Nesta sexta-feira (13), a gestora foi uma das convidadas da Semana Acadêmica Integrada dos cursos e apresentou aos alunos os desafios para o desenvolvimento de Pelotas, no auditório do Campus Anglo.

Fotos: Gustavo Vara

Junto ao secretário-executivo da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Henrique Feijó, a prefeita integrou uma mesa redonda focada no debate acerca de como ocorre a gestão pública. Paula falou do prazer em conversar com os acadêmicos da instituição na qual se graduou e onde é professora concursada, e mostrou dados relativos à educação, saúde, assistência social, obras públicas e a geração de emprego, bem como o orçamento municipal.

Déficit da previdência, quitação de precatórios e o crescimento da folha de pagamento dos servidores também foram assuntos que permearam o debate. A prefeita enfatizou que a melhor forma de um gestor se proteger é estando próximo das pessoas e sendo sempre transparente, uma vez que lida com temas que interessam a todos.

“Temos que falar sobre o que acontece na cidade, quais são os gargalos, os desafios e as oportunidades para o futuro. Olhar para a realidade, enfrentar e encontrar soluções factíveis para que os cofres públicos se sustentem”, avaliou Paula.

A chefe do Executivo explicou aos estudantes como funciona a proposta do Programa de Parcerias para o Município de Pelotas (PropPel) e como, para que possa ser posto em prática, necessita de uma atualização da legislação municipal, a fim de que esteja em acordo com a lei federal – e dê mais segurança tanto ao parceiro público quanto ao privado. A partir disso, poderiam ser viabilizadas parcerias público-privadas para melhora da infraestrutura em áreas em que o Município não tem condições financeiras de realizar todos os investimentos necessários.

“É uma forma de injetar recursos privados no setor público, uma oportunidade de investimento para a Administração”, disse a prefeita. Com o PropPel, os primeiros projetos a sair do papel seriam o da iluminação pública em Led – primeiramente nos bairros e depois no Centro –, e o de um Centro Administrativo que unificasse grande parte das secretarias municipais no mesmo prédio, facilitando a vida dos cidadãos na busca por serviços e soluções. Cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre foram exemplos citados durante a mesa redonda.

Tags

gestão pública, administração, município, ufpel

Carregando 0%
Carregando 0%