ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Ponte de madeira da Ildefonso já foi demolida

Pedestres utilizam passarela de madeira e caminho sobre aterro para travessia

Por Tânia Magalhães 17-08-2018 | 14:10:52

      A substituição da antiga ponte de madeira por uma travessia nova, de aduelas (tubulações) de concreto, é uma das intervenções finais do projeto de requalificação da avenida Ildefonso Simões Lopes, entre o Corredor Um e a avenida Alfredo Theodoro Born (Estrada dos Maricás). Desde a tarde de quinta-feira (17), moradores já atravessam o vão por uma passarela de madeira e por caminho aterrado sobre o leito desviado do arroio Sanga Funda.

      Três aduelas quadradas, de 3 metros de largura por 3 metros de altura, preencherão o leito do arroio em sequência ao comprimento da via. Na largura, cada fileira terá 11 unidades da tubulação. A rede de água tratada, proveniente da Estação do Sinotti, que passa no fundo da sanga e abastece a Sanga Funda, o Areal e o Laranjal, será rebaixada e resguardada por envelopamento de concreto (método em que a tubulação é protegida por fundo, paredes e cobertura de concreto).

Fotos: Adriana Rabassa

      O curso da sanga foi interrompido e desviado. Acima, passarela de madeira, com guarda-corpos, foi implantada para travessia dos moradores. Sobre o antigo leito, foi utilizado aterro para formar um plano de terreno com caminho ligado diretamente à passarela. Todo o local está sinalizado e protegido por cerquite (tapume de tela plástica).

      A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) gerencia e fiscaliza a obra e é responsável pelo projeto de requalificação da avenida. A empresa Bripav Britagem e Pavimentação executa as intervenções.

“Desde quando exercia mandatos como vereador, lutei pela requalificação da avenida Ildefonso Simões Lopes, inclusive levando pleitos de recursos a Brasília. Estou muito feliz de ver a obra praticamente concluída. Pelotas e o bairro Sanga Funda ganham muito!”, exclamou o prefeito em exercício, Idemar Barz, em visita ao local.

      Barz esteve acompanhado pelo presidente da Comissão de Licitações da Seplag, Roberto Ramalho; pelo engenheiro civil Vinícius Pires Ferreira, que gerencia a requalificação; pelo arquiteto Eduardo Mathies, que fiscaliza; pelo engenheiro civil da Bripav, Victor Cava, e pelo diretor administrativo da Seplag, Renato Rezende.

      O trânsito na avenida Ildefonso Simões Lopes está interrompido. O Corredor Três é o caminho de desvio, sentido Centro/bairro, até a Estrada dos Maricás. No sentido bairro/Centro, o tráfego passa por este mesmo percurso.

      Entre o Corredor Um e a Estrada dos Maricás, a requalificação da Ildefonso demandou o investimento aproximado de R$ 1,9 milhão, empregado na drenagem, na ciclofaixa, nos meios-fios e calçadas, na acessibilidade e na pavimentação asfáltica. A obra na ponte está orçada em R$ 310 mil.  

“A Sanga Funda possui 23 indústrias cerâmicas, um frigorífico de porte e outros comércios. É um bairro diferenciado, com vida própria, porque os moradores trabalham, quase na totalidade, nele mesmo. A localidade vai evoluir,” comentou Barz.

      A nova travessia sobre o arroio Sanga Funda será asfaltada, acompanhando a pavimentação da avenida. As laterais serão protegidas por guarda-corpos metálicos e haverá ciclovia, em prosseguimento ao traçado da requalificação.

Tags

ponte sanga funda, substituição, obras, requalificação

Carregando 0%
Carregando 0%