ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

‘Pelotas na Ponta dos Dedos’ chega à Fenadoce

Estande da Prefeitura disponibiliza maquetes de prédios históricos para serem conhecidos por deficientes visuais

Por Tânia Magalhães 08-06-2019 | 19:39:20

Despertar o interesse em conhecer Pelotas e sua tradição arquitetônica, naqueles que têm deficiências de visão, é um dos objetivos do projeto 'Pelotas na Ponta dos Dedos', levado à Fenadoce, na tarde deste sábado (8), pela iniciativa turística Olho de Sogra - idealizada pelo estudante de Museologia da Universidade Federal (UFPel), Leandro Pereira. Maquetes de edificações do Centro Histórico – da Prefeitura, do Museu do Doce, do Grande Hotel e da Bibliotheca Pública -, que são objetos de exposição, foram disponibilizadas no estande da Prefeitura na Feira.

Leandro Pereira explica objetivo do 'Pelotas na Ponta dos Dedos' - Fotos: Michel Corvelo

“Pelotas na Ponta dos Dedos” conta com apoio e parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), além da Assessoria de Comunicação (Ascom). Exposição permanente, no prédio da Secult, à praça Coronel Pedro Osório, 2, está à disposição para ser apreciada por cegos ou portadores de baixa visão. Este público, por intermédio do tato nas maquetes, apropria-se de informações sobre detalhes dos prédios históricos. 

Na fachada de cada maquete, há um bonequinho, também em madeira, para dar a ideia do tamanho de uma pessoa em relação à dimensão do prédio. Para Leandro, “a proporção reproduz a informação sobre a arquitetura do século XIX, sua imponência e riqueza, investimento demandado, mão de obra, pessoas envolvidas na construção e outros detalhes”.

Visitantes

O psicólogo Rafael Braz possui baixa visão, reside em Porto Alegre, e veio a Pelotas para passar o fim de semana e aproveitar a Fenadoce. Apreciando as maquetes dos prédios, por meio do tato, ele disse: “É muito bom conhecer a cidade por intermédio dos outros sentidos. Além desta exposição, conheci o Museu Carlos Ritter, o Museu do Doce e, em outra ocasião, fiz visitas guiadas, inclusive à Catedral”.

Rafael conhece prédios pelo tato nas maquetes - Fotos: Michel Corvello

Gilceia Schulz, moradora em Morro Redondo, cega, também foi ao estande da Prefeitura encontrar os amigos e conhecer os prédios históricos através das maquetes. O servidor da Sdeti, Leonardo Resende, foi o mediador entre o público e autor do projeto, Leandro Pereira. 

Secult aberta

A Secretaria da Cultura, durante a Fenadoce, estará aberta aos sábados e domingos, das 10 às 16h, para visitação pública e para quem desejar apreciar a exposição das peças do projeto “Pelotas na Ponta dos Dedos”, que conta, ainda, com uma audiodescrição para ser ouvida pelos deficientes visuais. 

Olho de Sogra

O Encontro Olho de Sogra foi criado por Leandro Pereira, estudante de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que há oito anos perdeu a visão. O passeio tem o objetivo de apresentar a cidade para quem, muitas vezes, é desencorajado a viajar para conhecer novos lugares por possuir alguma deficiência visual e ser considerado incapaz de interagir com os espaços.   

A intenção é estimular outros sentidos, como o tato e a audição, para que os visitantes possam construir imagens dos locais e objetos na mente. Para isso, os visitantes são incentivados a tocar objetos e fachadas, além de ouvirem uma descrição minuciosa dos espaços. Pereira reforça ainda que o nome do projeto é uma homenagem ao tradicional doce e uma referência bem-humorada ao órgão responsável pela visão.   

Tags

pelotas na ponta dos dedos, maquetes, fenadoce

Carregando 0%
Carregando 0%