ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas é reconhecida com o selo Prefeito Amigo da Criança

Cidade integra a lista de 125 municípios do país, entre as 2.346 que participaram do programa, que receberam a honraria da Fundação Abrinq

01-07-2020 | 15:25:34

Pelotas está entre os 125 municípios do Brasil reconhecidos com o selo Prefeito Amigo da Criança. A Fundação Abrinq, promotora do programa, divulgou a lista nesta quarta-feira (1º). A prefeita Paula Mascarenhas foi destacada como uma das chefes de Executivos Municipais que cumpre as normas e princípios da administração pública que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes

Comitiva da Fundação Abrinq visitou Pelotas em 2019 para conhecer as ações da cidade relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes - Fotos: Arquivo Ascom

Para participar do programa, que analisou 2.346 cidades, dois visitadores da instituição estiveram em Pelotas em maio de 2019 para conhecer, in loco, o trabalho da Prefeitura voltado à qualidade de vida de crianças e jovens e, principalmente, ações promovidas pelo Pacto Pelotas Pela Paz. Duas iniciativas foram destacadas pelos integrantes da fundação: o ACT – metodologia socioemocional que visa fortalecer os vínculos familiares – e a Rede Bem Cuidar, apresentada, na ocasião, pelo trabalho desenvolvido na UBS Virgílio Costa.
Para a prefeita, o selo ressalta o principal papel de um gestor público municipal. 

Veja mais

+ Fundação Abrinq avalia positivamente ações do Pacto em Pelotas

“Este é o reconhecimento que mais me emociona, um prefeito precisa olhar, cuidar e proteger as crianças, ao mesmo tempo construindo uma cidade na medida das suas necessidades, porque na cidade que as crianças se constroem como cidadãos e indivíduos”, afirmou Paula. 

A prefeita destaca como fundamental as ações desenvolvidas pelo Pacto. 

“Emociona muito ter liderado projetos que permitem que as nossas crianças possam ter um futuro melhor, que possam ser adultos mais felizes e realizados e que possam contribuir com todas suas potencialidades para construir um mundo melhor”, disse. Paula sustenta que o selo deve ser compartilhado a todos os públicos de Pelotas e com todos os servidores das instituições parceiras do Pacto. “Todos são os grandes responsáveis por estarmos preservando e transformando vidas no município”, finalizou a prefeita.  

Com a adesão de Paula ao programa, em fevereiro de 2017, esta é a quinta vez que a gestão municipal de Pelotas participa do Prefeito Amigo da Criança e a quarta vez que o gestor do município é reconhecido com o selo. De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente, em 2019, mais de 90 mil crianças e adolescentes vivem no município.

Veja mais

+ Fundação Abrinq conhece trabalho do Município voltado à infância e à juventude

Destaques

A Fundação Abrinq reconheceu como destaques da gestão as estratégias articuladas voltadas à infância e adolescência provenientes do Pacto, o aumento de 8,9% de nascidos vivos cujas mães fizeram sete ou mais consultas pré-natal, o aumento de 27,11% em comparação com a gestão anterior na cobertura de vacinas em menos de um ano, além do aumento das matrículas na educação infantil e em creches municipais de tempo integral.

Conheça o programa Prefeito Amigo das Crianças

O Programa Prefeito Amigo da Criança é uma iniciativa da Fundação Abrinq criada em 1996, com o objetivo de mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes no planejamento e na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

A adesão ao programa é gratuita, não imputa aos prefeitos e prefeitas qualquer compromisso jurídico e garante, como contrapartida, suporte técnico em diversos temas relacionados à gestão das políticas da infância e adolescência.

Devido à pandemia da Covid-19, o tradicional evento de entrega do prêmio, realizado em Brasília, não irá ocorrer.

Tags

prefeita Paula Mascarenhas, Fundação Abrinq, Prefeito Amigo da Criança, Reconhecimento Pleno, Pacto Pelotas Pela Paz

Carregando 0%
Carregando 0%