ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pacto Pelotas Pela Paz inspira prefeitura de Teresina

O assistente militar da Prefeitura de Teresina, John Roberto Feitosa da Silva, veio a Pelotas conhecer as iniciativas do Município na área de segurança

29-01-2020 | 18:14:57

O assistente militar da Prefeitura de Teresina, John Roberto Feitosa da Silva, atravessou o país para conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo Pacto Pelotas Pela Paz. Teresina, capital do estado do Piauí, está se estruturando para a criação de sua Secretaria Municipal de Segurança. A visita técnica de Silva, que ocorreu ao longo desta quarta-feira (29), teve como objetivo conhecer mais de perto as ações implementadas na área de segurança pública do Município, nas áreas de policiamento e prevenção à violência.   

O assistente militar da Prefeitura de Teresina, John Silva (esquerda), esteve no município para conhecer o Pacto Pelotas Pela Paz. Fotos: Michel Corvello. 

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura

 “Estou encantado com o profissionalismo e a organização da equipe do Pacto Pelotas Pela Paz. O trabalho integrado das forças de segurança, prefeitura e sociedade civil, mostra que Pelotas, assim como Teresina, está preocupada com a questão da segurança de seus cidadãos”, diz Silva.  

 
Pela manhã o piauiense visitou a sede da Secretaria de Segurança Pública, localizada no prédio do Terminal Rodoviário de Pelotas, e a base da Guarda Municipal. A coordenadora do Observatório de Segurança Pública, Cíntia Ayres, o apresentou ao trabalho de acompanhamento e análise de dados da criminalidade feito no município.   

Na parte da tarde John Silva conheceu, por intermédio do assessor especial do Pacto Pelotas Pela Paz, Samuel Ongaratto, e da coordenadora do projeto Act, Aliceia Ceciliano, os aspectos gerais da proposta do Pacto, com ênfase no eixo de prevenção à violência.   

Na sala de reuniões do Paço Municipal, em uma conversa que durou cerca de duas horas, acompanhada de apresentação de slides e vídeos sobre o programa de segurança pública, Silva ficou a par dos números, objetivos, inspirações e resultados alcançados pelo Pacto Pelotas Pela Paz nestes quase dois anos e meio (o Pacto foi lançado oficialmente em agosto de 2017).   

Parcerias futuras 

O projeto Act Criando Crianças em Ambientes Seguros é um das iniciativas que deve ser replicada no município de Teresina. A ideia do Act é trabalhar os laços afetivos positivos com pais, mães e responsáveis, o que acaba por refletir na convivência familiar, que tende a se tornar mais harmônica, prevenindo, assim, casos de violência no futuro. “O Act, por ter esse lado educativo, e se desenvolver junto às escolas, é um projeto de interesse para Teresina. Vou repassar o que vi aqui para a nossa equipe da Secretaria de Educação”, garante Silva. 

A expectativa é que sejam mantidos contatos com a coordenadora do Act, Aliceia Ceciliano, para que profissionais da prefeitura de Teresina sejam capacitados na metodologia, e possam aplicar o projeto no seu município.    

Tags

pacto pelotas pela paz, teresina

Carregando 0%
Carregando 0%