ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pacto Pelotas pela Paz e RS Seguro unem forças para reduzir vulnerabilidade juvenil

Projetos transversais de segurança do Município e do Estado, respectivamente, alinham estratégias para capacitar jovens ao mercado de trabalho e abrir novas oportunidades de emprego

12-03-2020 | 17:41:56

Com o mesmo propósito de combater a vulnerabilidade juvenil, através da qualificação profissional e geração de emprego e oportunidades, o Pacto Pelotas pela Paz e o RS Seguro unem forças para intensificar ações no município. Nesta quinta-feira (12), as duas frentes de trabalho dos projetos de segurança municipal e estadual, respectivamente, reuniram-se no Paço Municipal, junto a instituições envolvidas com a agenda, para alinhar as estratégias voltadas à capacitação de jovens identificados como prioritários para o mercado de trabalho.

+ Projetos do Pacto pela Paz inspiram governo estadual

+ Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

Fotos: Rodrigo Chagas

O enfoque ao protagonismo juvenil já é oportunizado pelo Start, em Pelotas – projeto que, desde 2018, preparou 310 adolescentes de bairros como Dunas, Vila Princesa, Navegantes e Sítio Floresta ao primeiro emprego, por meio de oficinas sobre entrevista de emprego, elaboração de currículos e empreendedorismo. A iniciativa foi inspiração para a concepção do “Tô Ligado! – Conectando Trajetórias”, programa do governo estadual idealizado para levar a mesma criação de oportunidades a nível estadual.

“O Pacto Pelotas pela Paz foi a referência para podermos fazer uma proposta para todo o estado, assim como cidades como Novo Hamburgo, Canoas e Passo Fundo, que atuam de forma similar. Pelotas serviu de modelo pelos resultados alcançados na redução da criminalidade e em ações de prevenção social”, disse o coordenador do Tô Ligado, Dênis Costa.

Foco em 19 escolas pelotenses

Para isso, dentro dos 18 municípios gaúchos – com os maiores indicadores criminais e onde estão concentrados 45% da população do estado – elencados pelo RS Seguro como campo de atuação prioritário, 169 escolas no Rio Grande do Sul foram indicadas para receber ciclos de oficinas, workshops e palestras direcionadas ao tema, alcançando mais de 116 mil alunos gaúchos. Destes educandários, 19 são pelotenses e localizados nas macrorregiões do Areal e das Três Vendas.

Coordenador do projeto estadual afirma que Pacto pela Paz foi referência para concepção das estratégias - Foto: Rodrigo Chagas

A parceria de instituições como Sebrae, Senac, CIEE e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – também representadas na reunião desta quinta – será fundamental para colocar o projeto em prática, de forma a possibilitar que o conhecimento e expertise de cada órgão chegue aos jovens, de 14 a 29 anos, em vulnerabilidade social. De acordo com o coordenador do Start, Pablo Salomão, o grupo de trabalho também articula a elaboração de um aulão preparatório ao mercado de trabalho, destinado a cerca de 250 pessoas. 

Destacando a relevância das estratégias, que também buscam evitar a evasão escolar, Dênis Costa apresentou dados de nota técnica emitida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), constando o dado de que para cada 1% a mais de jovens entre 15 e 17 anos nas escolas, são reduzidos 2% na taxa de homicídios. Além de Pelotas e da capital, são territórios priorizados pelo RS Seguro cidades como Rio Grande, Gravataí, Esteio, São Leopoldo, Canoas, Viamão, Caxias do Sul, Alvorada e Tramandaí. 

Também acompanharam a reunião o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, o diretor e o assessor técnico do Tô Ligado, Carlos Prestes e Vilmar Gomes, respectivamente, além do coordenador regional da FGTAS, Sandro Terra Freitas, e de representante da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Tags

pacto pelotas pela paz, rs seguro

Carregando 0%
Carregando 0%