ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pacto pela Paz: programa para educar sem violência alcançará mais 200 famílias

Implantado como política pública em Pelotas, de forma pioneira no Brasil, ACT será retomado na segunda quinzena de agosto

31-07-2019 | 15:49:25

O programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, do Pacto Pelotas pela Paz – implantado como política pública no município de forma pioneira no Brasil, será retomado na segunda quinzena de agosto. Serão 20 novos grupos espalhados em escolas e centros de assistência social da cidade, alcançando 200 famílias pelotenses. Desde o ano passado, 218 pais, mães e cuidadores foram capacitados para educar seus filhos sem nenhuma forma de violência, utilizando o diálogo e o afeto como palavras-chave para embasar relações mais saudáveis.

Programa que prepara famílias para educarem sem violência torna-se política pública

Pacto pela Paz orienta pais à educação sem nenhuma violência

Fotos: Igor Sobral

Nesta quarta-feira (31), os 14 facilitadores – responsáveis por realizar as sessões do programa – reuniram-se para definir os próximos locais que sediarão as atividades e planejar as futuras ações. Entre elas, o cronograma de divulgação nos educandários e centros de assistência social. Os encontros contarão com a presença de pais que já participaram do programa, a fim de contribuírem com seus depoimentos e relatos acerca dos resultados obtidos com a prática.

A reunião ocorreu no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas, vinculado à Secretaria de Educação e Desporto.

O grupo de facilitadores também vai aumentar em breve: uma capacitação em outubro habilitará mais dez servidores da rede municipal para o ACT. De acordo com a coordenadora da iniciativa, Alicéia Ceciliano, a novidade desta edição serão as formações continuadas oferecidas ao grupo de profissionais relacionadas ao desenvolvimento infantil e à prevenção da violência. 

“A ideia é que eles estejam sempre atualizados e se apropriem das temáticas trabalhadas nas sessões do programa”, argumenta a coordenadora.

No início de julho, a Prefeitura realizou a formatura de 95 famílias que concluíram o ACT. Algumas delas serão assistentes dos novos grupos iniciados em agosto, com vistas a trocar experiências sobre as práticas.

Programa para educar sem violência capacita 95 famílias

O que é o ACT?

O ACT e o Conte Comigo – metodologia socioemocional que aposta no compartilhamento de livros para fortalecer vínculos afetivos – foram introduzidos em Pelotas a partir do Estudo Piá, em julho de 2018 (fruto da parceria entre a Prefeitura e o Centro de Epidemiologia da UFPel). A pesquisa, sob responsabilidade do professor e doutor em Criminologia pela Universidade de Cambridge, Joseph Murray, consiste em monitorar a aplicação das práticas e avaliar seus resultados.

Durante nove semanas, o ACT utiliza-se de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. A ideia é preparar mães, pais e cuidadores para relacionarem-se de forma mais saudável com as crianças e construírem ambientes mais seguros e livres de violência.  

Tags

act, prevenção à violência, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%