ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Nova fase da vacinação contra a gripe começa segunda-feira

População deve ficar atenta ao horário de vacinação nas UBSs, que realizam triagem de pessoas com sintomas gripais

08-05-2020 | 16:55:48

A Prefeitura de Pelotas retomará, nesta segunda-feira (11), a aplicação das doses da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Dessa vez, a prioridade é imunizar crianças de 6 meses até menores de 6 anos, pessoas com deficiências, gestantes e puérperas de até 45 dias, ou seja, mulheres que tiveram filhos dentro desse período.

De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, foram enviadas ao município 32,6 mil doses da vacina para a realização da terceira etapa da Campanha. Essa é a décima remessa do Ministério da Saúde desde o começo da força-tarefa nacional contra a gripe.

Décima remessa do Ministério da Saúde, desde início da força-tarefa, é de 32,6 mil doses – Fotos: Ascom/Arquivo

Devido à estratégia de controle da expansão da pandemia da Covid-19, gerada pelo novo coronavírus, o horário de vacinação é a novidade dessa fase em Pelotas. Segundo a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (SMS), Cristina Vetromilla, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estarão atendendo pacientes com sintomas de gripais no período da manhã, vão imunizar as pessoas à tarde.

"Nas demais UBSs que realizam atendimento em turno único, a vacinação ocorrerá das 10h ao meio-dia", alerta. Já no Centro de Especialidades, a população pode fazê-la durante todo o dia: das 8h às 18h.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, esclarece que quem ainda não se vacinou, mas faz parte dos grupos que já foram público-alvo, tem a chance de procurar unidades de saúde do município. "A campanha é sempre acumulativa, ou seja, se existem idosos e profissionais da saúde que ainda não estão imunizados, podem garantir a vacinação a partir da segunda-feira", informa Carmem.

+ Começa a imunização de trabalhadores da segurança e dos transportes contra a gripe

Números de Pelotas

Até agora, 69.460 pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Pelotas. Desse total, 44.332 são idosos — número que atinge 88,7% da meta do grupo. A Vigilância Epidemiológica também contabilizou 13.571 profissionais da saúde imunizados, o que representa 71,7% de cobertura vacinal.

Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, receberam as doses, na cidade, os seguintes grupos:

  • Detentos: 424 
  • Agentes penitenciários: 63
  • Profissionais da área da segurança: 1.940
  • Caminhoneiros: 516
  • Trabalhadores do transporte coletivo: 354

Também já foram vacinadas contra a gripe 8.139 pessoas com algum tipo de comorbidade, ou seja, doença crônica ou preexistente.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

vacinação, influenza, gripe, coronavírus, covid-19, doses, vacinas, campanha, 32,6 mil doses enviadas, nova etapa de imunização

Carregando 0%
Carregando 0%