ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Nova Emef do Sítio Floresta ganha nome de escritora pelotense

Instituição de ensino se chamará Maria Helena Vargas da Silveira – a autora conhecida como 'Helena do Sul'

Por Tânia Magalhães 02-07-2020 | 13:19:47

A construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Sítio Floresta está concluída. A instituição de ensino ganha o nome da escritora pelotense Maria Helena Vargas da Silveira, conhecida como Helena do Sul, que nasceu em 1940 e morreu em 2009. A autora deixou o acervo de romances, contos, poemas e crônicas, além dos exemplos de atuação em defesa das causas das pessoas negras de Pelotas. As instalações da unidade serão entregues à comunidade nesta sexta-feira (3).

Antes da pandemia, em fevereiro, prefeita Paula foi conferir o andamento da obra Fotos: Gustavo Vara/Arquivo
“É uma grande realização a conclusão dessa escola – uma das mais qualificadas e mais bonitas –, construída integralmente com recursos próprios da Prefeitura, para atender a comunidade do bairro Sítio Floresta, que cresceu muito nos últimos tempos”, enfatiza a prefeita Paula Mascarenhas.

Características da escola

A Emef Maria Helena Vargas da Silveira conta com mais de 1,7 mil metros quadrados de área construída e poderá receber até 250 alunos por turno. A unidade é composta por quatro blocos, 13 salas de aula e demais instalações, entre elas os laboratórios de Informática e Ciências; refeitório, cozinha; despensa; e cômodos destinados à direção, à secretaria, aos professores, ao almoxarifado e ao SOE. Também foram edificados banheiros independentes por setores, masculinos e femininos, com acessibilidade.

O educandário localiza-se em área de cerca de 3,7 mil metros quadrados, murada nos fundos e laterais, na rua Abrilino Freitas Cardoso, 2.976, em frente aos residenciais Amazonas e Roraima. A Escola dispõe de auditório e espaços abertos, dotados de quadra poliesportiva, playground e demais ambientes, além de pátio coberto com estrutura metálica e telhas termoacústicas.

Veja mais

+ Prefeita confere andamento das obras de novas escolas

Saiba sobre a homenagem

O nome Maria Helena Vargas da Silveira foi designado pela prefeita Paula à nova escola. A homenagem reconhece a trajetória de vida da escritora e a contribuição cultural, bem como a defesa da inclusão, que deixou à sociedade.

“Fico feliz em homenagear uma pelotense; professora que dedicou a vida ao ensino, à educação e à luta pela emancipação feminina e pelo fim do racismo, nesta oportunidade de entrega, à comunidade, de uma instituição educacional com essas características, desse porte e com essa qualidade”, frisa a prefeita.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Tags

escola ensino fundamental, sítio floresta, escritora helena do sul, maria helena vargas da silveira, homenagem, 250 alunos por turno, 13 salas de aula, auditório

Carregando 0%
Carregando 0%