Aumentar fonte
Diminuir fonte
Imprimir notícia

SMED lança 1ª Conferência Municipal de Educação de Pelotas

         A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) lançou hoje (18), a 1ª Conferência Municipal de Educação de Pelotas, na sede da secretaria, por meio de um processo participativo, conduzido pelas gerentes do Departamento de Planejamento Educacional Cristiane Quiumento, Mariluce Vieira e Jussara Cordeiro, em conjunto com as direções das escolas municipais, com a finalidade de compor as metas da educação do Sistema Municipal de Ensino para os próximos dez anos.
         Nesta primeira etapa, a Conferência foi apresentada às direções das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), para metade das escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) do Município, bem como para a direção do Colégio Municipal Pelotense. Amanhã (19) à tarde, a Conferência será lançada para o restante das direções das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Na terça-feira (23), será a vez das escolas particulares de Educação Infantil.
         A realização da 1ª Conferência Municipal de Educação de Pelotas, coordenada pelo secretario Municipal de Educação e Desporto, Ademar Fernandes de Ornel e pelo seu suplente, superintendente de Ensino, Cássio Rene Furtado, será um momento de avaliação, debate e planejamento de metas da rede municipal de ensino. A principal finalidade da discussão é elaborar o Plano Municipal de Educação para o Município, no qual as comunidades escolares decidirão as novas metas e estratégias para o próximo decênio. Esta mobilização social aprofundará a democratização das escolas, que se concretizará com as eleições para diretores neste ano. “Nossa missão é dar aos trabalhadores da educação e comunidade escolar protagonismo, para que cada indivíduo em sua comunidade tenha sua opinião ouvida, no intuito de formular propostas e práticas na perspectiva da Escola Inclusiva, proporcionando a construção de um regime de parceria com todas as redes, níveis e modalidades de ensino do município de Pelotas”, explicou Ornel.
         Cristiane observa que dentre os objetivos da Conferência está o de construir democraticamente o Plano Municipal de Educação do Sistema Municipal de Ensino de Pelotas, em regime articulado e de colaboração com as demais redes, níveis e modalidades de ensino do Município, promovendo uma educação alicerçada no desenvolvimento social, difundindo os valores da solidariedade, cidadania e da colaboração.
         Segundo Mariluce, serão realizadas Plenárias Escolares nas próprias instituições de ensino, com o intuito de oportunizar a participação da comunidade escolar, orientadas, em primeira instância pela SMED e nas escolas pelas equipes diretivas. Ela explica que as metas e estratégias elaboradas nestas plenárias serão sistematizadas pela SMED, para, posteriormente, serem lançadas na grande conferência de Pelotas, ainda com data a ser confirmada.
         Participarão desse processo a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), as escolas da rede municipal de ensino e as escolas de Educação Infantil da rede privada. Serão convidadas a participar dos debates, as escolas da rede estadual e privadas, universidades, institutos federais, movimentos sociais, sindicatos, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social e Organizações da Sociedade Civil, dispostos a contribuir para a melhoria da educação no município de Pelotas.
         A Conferência Municipal de Educação de Pelotas terá como tema “A Construção Democrática de um Projeto de Educação para Pelotas”, o qual será discutido a partir dos seguintes eixos temáticos, definidos em plenária com a Comissão de

         Coordenação da Elaboração do Plano Municipal:
Eixo 1 – Dinâmica da Escola: formação, currículo e avaliação;
Eixo 2 – Saúde Escolar;
Eixo 3 – Pluralidade Cultural e Igualdade;
Eixo 4 – Gestão, Democracia e Financiamento;
Eixo 5 – Gestão Ambiental e Sustentabilidade.



Data: 18/08/2011
Hora: 15:44
Redator: Berenice Costa - 11.381
Fotógrafo: Janine Tomberg -