Aumentar fonte
Diminuir fonte
Imprimir notícia

Arita assume setor da saúde com firmeza e determinação

       Tomou posse hoje (01), às 9h, na Secretaria Municipal de Saúde, a assistente social Arita Bergmann. Em suas mãos, o desafio de levar Pelotas a ser exemplo em saúde e voltar a ser referência para todo o estado. Com o discurso inicial do ex-secretário de Saúde, Francisco Isaías, que fez um breve relato dos quatro anos e dois meses à frente do setor, a cerimônia ocorrida no auditório da secretaria contou com a presença de aproximadamente 80 funcionários.
       Nesses quatro anos, à frente da pasta, segundo Isaías, sua administração foi além dos limites das suas possibilidades, destacando que o setor da saúde envolve uma gama de demandas, que vem desde o nível nacional. Em âmbito municipal da SMS, disse ele, o SUS passa por um processo de renovação. “O terreno foi preparado, as sementes lançadas e agora é hora de cuidar da germinação de todo trabalho executado até aqui”, finalizou, desejando sucesso para a nova secretária. “Mas que ela não pestaneje, porque o vento é forte”, alertou.
       A secretária Arita Bergmann, após agradecimentos ao seu antecessor, que carinhosamente tratou como “Chico Isaías”, reconheceu o crescimento da SMS e falou de sua alegria de estar em Pelotas. “Estou feliz por fazer parte de uma administração pública vitoriosa, que se consolidou nas urnas, e vou dar continuidade ao projeto estratégico para a população da cidade”.
       A gestora falou em seu discurso das três etapas do governo do prefeito Adolfo Antônio Fetter, em que ele disse que a primeira etapa foi dedicada a colocar a casa em ordem, com o equacionamento das contas e a elaboração de novos projetos. A segunda etapa, de 2008 a 2010, foi a de recondução ao cargo por aprovação popular e a época de iniciar a colheita dos frutos. Com relação à terceira etapa, a secretária disse que, com o novo grupo de composição do governo, por meio de uma nova base de apoio político formada por sete partidos (5 + dois), essa fórmula se desenha como um ajuste qualitativo na administração coordenada por Fetter.
       Arita Bergmann revelou que nunca tinha trabalhado com o prefeito, mas que está impressionada com a sua organização, demonstrada na solenidade de posse dos novos secretários, quando ele apresentou relatórios em data show.
       Para os próximos dias, Arita garantiu que o trabalho deve ser agilizado, tão logo se definam três superintendências da SMS, juntando a cada uma as ações com afinidades, administradas por uma gerência. A palavra de ordem, de acordo com a titular, é agilidade neste ano que será de muito trabalho, no qual ela espera contar com a disposição dos gerentes para cumprir todas as metas. A grande missão dentro do “partido da saúde”, como ela se referiu ao sistema, é de muito trabalho e que “o meio tem que se envolver, pois o fim é sagrado quando se fala em saúde”, ponderou a secretária.
       Ao finalizar sua explanação, a secretária lançou um desafio a todos, para que Pelotas volte a ser exemplo no cenário estadual e nacional, voltando a brilhar como uma referência, mostrando que tem condições de ser a melhor saúde do estado. “Desânimo, fofoca e tristeza não entram no meu cotidiano”, finalizou Arita.

         




Data: 01/02/2011
Hora: 12:16
Redator: Esmeralda Schwonke -
Fotógrafo: Rafael Amaral -