Aumentar fonte
Diminuir fonte
Imprimir notícia

Multidão festeja a chegada da Doce Folia

Uma multidão tomou conta do balneário Santo Antônio, na praia do Laranjal, no final da tarde deste domingo (10). Seis mil pessoas, segundo estimativa da Brigada Militar, pularam e dançaram durante o evento que marcou o lançamento oficial do Carnaval 2010 no município, promovido pela Prefeitura de Pelotas, por intermédio da Secretaria de Projetos Especiais (SPE), com apoio da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas.

O evento começou às 17h, na frente no Shopping Mar de Dentro, e encerrou após as 22h, com um grande baile de Carnaval a céu aberto, que tomou conta das duas vias com um arrastão da bateria da Escola de Samba Estação Primeira do Areal, campeã de 2009. Já no início da festa, duas mil pessoas, que não se intimidaram com a chuva esparsas ocorridas durante todo dia, estavam no local. Pouco depois dos primeiros acordes, a chuva deu lugar ao o sol e ao calor, fazendo com que foliões e folionas de todas as regiões do município se deslocassem para o local.

Numa estrutura montada no local, o Rei Momo, Marcio Goulart, acompanhado pela Rainha do Carnaval, Aline Rosa, e das Princesas, Bianca Hepp e Beatriz Barros, capitaneou o evento, que teve apresentação animada da jornalista Joan Vieira da Cruz e do jornalista Daniel Trzeciak. A Rainha da Corte Gay 2008/2009, Camila Duarte, e a princesa, Ingrid Duval, também abrilhantaram a festa, marcando a sua despedida do reinado.

Fogos, apresentação do Bloco Infantil Alegria e Samba, da Escola de Samba Mirim Mocidade do Obelisco, Escola de Samba Academia do Samba, Banda Carnavalesca Ki-Bandaço, Escola de Samba General Telles e Escola de Samba Estação Primeira do Areal levantaram os foliões e deram o tom daquela que é a maior festa popular do país - e no município, a Doce Folia 2010. Quem passou pelo evento, além de pular e se divertir, participou de diversas brincadeiras e, alguns, ganharam camisetas da festa da SPE.

Um concurso de samba, para ver o gingado das folionas, foi promovido e como prêmio a campeã ganhou uma camiseta da Doce Folia 2010. A pequena Camile Borges, de três anos, mostrou que samba no pé se tem desde cedo e levou o prêmio. “Ela adora sambar, e veio assistir a apresentação da irmã, Nicole, que tem 15 anos e faz parte das passistas da Ki-Bandaço”, declarou a mãe, Luciara Fonseca.

Além da beleza das passistas e da empolgação dos batuques, a SPE , não se preocupou apenas na alegria do evento. Para assegurar uma festa completa, a Secretaria contou com o apoio da Brigada de Incêndio e montou uma tenda, ao lado do palco, onde uma técnica em Enfermagem media a pressão dos foliões e folionas, e ficou de prontidão para algum eventual atendimento. A festa também movimentou o comércio local: bares, restaurantes e quiosques localizados perto do local do evento ficaram lotados e, em alguns, havia enorme fila de espera.



       Confira a programação dos eventos de pré-carnaval:

16 de janeiro – Trio Elétrico no Areal

17 de janeiro – Trio Elétrico no Centro, com lançamento da Doce Folia/2010 na área central da cidade

20 de janeiro – Trio Elétrico na Várzea

22 de janeiro – Escolha da Corte Gay

24 de janeiro – Mostra de Samba no Balneário dos Prazeres

27 de janeiro – Trio Elétrico na Zona Norte

31 de janeiro – Trio Elétrico no Fragata

6 de fevereiro – Muamba na passarela do samba

7 de fevereiro – Trio Elétrico na Colônia Z3 e nos balneários Santo Antônio e Valverde

         

       A Doce Folia/2010 acorre de 13 a 20 de fevereiro:

Dia 13 de fevereiro – Concurso oficial dos Blocos Burlescos

Dia 14 de fevereiro – Concurso oficial dos Blocos Infantis e das Bandas Carnavalescas do 1° Grupo

Dia 15 de fevereiro – Concurso oficial das Escolas de Samba do Grupo Especial

Dia 16 de fevereiro – Concurso oficial das Escolas de Samba Mirins e Concurso oficial das Bandas Carnavalescas (Grupo de Acesso)

Dia 18 de fevereiro – Apuração dos resultados

Dia 19 de fevereiro – Desfile das Entidades Participativas

   Dia 20 de fevereiro – Desfile das Campeãs      


Data: 11/01/2010
Hora: 15:06
Redator: Laura Alam mtb/1928
Fotógrafo: Rafael Amaral