ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Mutirão: Prefeitura recupera 60 km de vias do Laranjal em três dias

Ação conjunta entre secretarias municipais e Sanep revitaliza a infraestrutura do bairro

Por Ascom 21-07-2019 | 13:27:22

Nos últimos três dias, cerca de 60 quilômetros de vias do Laranjal foram recuperados pela Prefeitura, através do serviço de patrolamento. Isto significa que 60% das ruas não pavimentadas da localidade já receberam intervenção do que corresponde ao 4º mutirão promovido pelo Município - uma iniciativa que integra secretarias municipais para intensificar as ações de melhorias nos bairros da cidade

Mutirão qualifica a Vila Princesa e beneficia a população

Sanga Funda é beneficiada com mutirão da Prefeitura

Mutirão avança no Sítio Floresta avança

Neste domingo (21), os primeiros resultados puderam ser identificados nos balneários Valverde, Santo Antônio e Prazeres, além do Pontal da Barra que, além do patrolamento, também recebem serviços de recolhimento de entulhos, requalificação da sinalização viária, podas de árvores, roçado, operação tapa-buracos e desobstrução de canalização de drenagem. O mutirão - que já passou pelo Sítio Floresta, Vila Princesa e Sanga Funda - começou no Laranjal na última quinta-feira (18) e permanece na região por duas semanas.

Roger aprovou as melhorias no bairro - Foto: Lucas Pereira

Morador da rua Esteio desde criança, Roger Rosenhein é um dos residentes que aprova o projeto da Prefeitura e avalia o reflexo da iniciativa para a comunidade. "Nunca esteve tão bom como agora. A estrutura da rua tá melhorando, as máquinas passando deixam tudo emparelhado... Tá ficando muito bom. Antes as pessoas nem vinham aqui, dizendo que não conseguiam chegar. Agora o pessoal vem e tá elogiando", afirmou Rosenhein, satisfeito com o aumento da movimentação em sua mecânica.

Vias receberam melhorias da prefeitura - Fotos: Igor Sobral

O resultado também foi observado por Antônio Schuster, morador do bairro há 25 anos. "Tem gente que diz que o Laranjal tá abandonado e eu digo que não, que ele tá sendo bem cuidado. Antes tinham muitos buracos por aqui, mas agora tá melhor. Tem que manter o serviço", destacou. Os efeitos dos primeiros dias do mutirão foram acompanhados, neste domingo, pelos secretários de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) Antônio Ozório Santos, e de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, além dos coordenadores da Cosac Laranjal, César Venzke e Roger Rodrigues.

Concentração de serviços  

A concentração de serviços gerais e manutenção dos balneários também envolve as secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), de Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep (confira abaixo todas as intervenções). A Secretaria de Governo, por meio da Ouvidoria do Município, realizou trabalho preliminar de levantamento de demandas a serem atendidas no mutirão, idealizado para realizar coletivamente as requalificações necessárias em cada localidade. 

Fotos: Igor Sobral

Al-Alam ressaltou que a STT, além de reforçar a pintura das faixas de travessia de pedestre e revitalizar as placas de sinalização, também vai instalar uma nova faixa de segurança na avenida Adolfo Fetter, próxima à escola estadual Dr. Edmar Fetter, para dar mais segurança aos alunos da instituição. 

Fotos: Igor Sobral

Confira as melhorias que estão sendo realizadas

- Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura: recolhimento de entulhos e de restos de podas, patrolamento, colocação de saibro nos buracos, roçado, desobstruções pontuais de canalização de drenagem, recuperação da iluminação pública, com substituição de lâmpadas que não funcionam.

- Secretaria de Transporte e Trânsito: requalificação de placas de sinalização, reforço da pintura das faixas de travessia de pedestres da avenida Adolfo Fetter com José Maria da Fontoura e da avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, nas proximidades do trapiche, e instalação de faixa de segurança na avenida Adolfo Fetter (próxima à escola estadual Dr. Edmar Fetter).

- Secretaria de Qualidade Ambiental: podas de manutenção de árvores em vias públicas e praças.

- Secretaria de Obras e Pavimentação: operação tapa-buracos na avenida Adolfo Fetter e rua Santo Ângelo, retomada de intervenções na Adolfo Fetter, entre as avenidas Rio Grande do Sul e Amazonas, e reparos de manutenção na ciclofaixa.

- Sanep: duas ligações de água e consertos em vazamentos. As equipes do departamento de Drenagem realizarão desobstruções com o caminhão hidrojato, reconstrução de bocas de lobo e a limpeza do canal da avenida Espírito Santo. As equipes do Departamento de Esgoto farão desobstruções com o hidrojato e reparos no poço de visitas.

Tags

mutirão, serviço, patrolamento, iluminação, sinalização

Carregando 0%
Carregando 0%