ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Município quer retorno de Arranjo Produtivo Local de Alimentos

SDR e Embrapa discutem a pauta e mobilizam-se para rearticular a ferramenta que impulsiona criação de agroindústrias

Por Tânia Magalhães 31-07-2020 | 15:25:33

Nesta semana, o Município, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu reunião com a Embrapa, a fim de debater sobre a retomada do trabalho, paralisado, do Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos Sul, vinculado às áreas de hortaliças, frutas, mel e condimentos (todos beneficiados). O objetivo de acelerar o retorno às atividades baseia-se no fomento à criação e desenvolvimento de agroindústrias, também de outros produtos.

Debate teve objetivo de retomar atividades do APL Alimentos Sul - Foto: Divulgação/SDR

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, ressalta a importância de ser retomado o foro de debates, por meio do APL, para impulsionar o desenvolvimento regional das cadeias produtivas de hortaliças, frutas, mel e condimentos, e analisar a possibilidade de expansão, com novos gêneros alimentícios, como pescado e carnes, por exemplo.

“O Município registra grande crescimento de agroindústrias, principalmente a partir de 2017, quando instituído o Programa Municipal de Desenvolvimento da Agroindústria, pela Lei 6.488. Atualmente, temos 9 abatedouros em funcionamento, 26 agroindústrias e entrepostos e 14 de demais ramos, além dos empreendimentos que estão construção”, comenta Seidel.

Novo planejamento

No decorrer do mês de agosto, a Embrapa deverá apresentar relatório das ações desenvolvidas pelo APL até a paralisação das atividades. “Com os dados, vamos traçar um novo planejamento, procurar reestruturar o comitê gestor do Arranjo e acelerar os planos com abordagem de mercado, gestão e, inclusive, busca de recursos. Há condição bastante fértil para agroindústrias na região. O APL poderá levantar, traçar e sugerir políticas públicas para o desenvolvimento do setor de alimentos”, afirma o secretário.

Participaram da reunião, além do secretário Jair Seidel, o chefe geral da Embrapa Clima Temperado e pesquisador, Roberto Pedroso de Oliveira, os pesquisadores Enilton Fick Coutinho e Júlio Centeno, o professor da UFPel Macelo Fernandes Pacheco, e o engenheiro-agrícola da SDR, Telmo Lena Garcez.

Tags

arranjo produtivo local, alimentos, reorganização, desenvolvimento, agroindústrias, embrapa, sdr

Carregando 0%
Carregando 0%