ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Município implementará educação permanente na Saúde

Núcleo de Educação em Saúde Coletiva também gerenciará problemas identificados pelos trabalhadores, a fim de qualificar o atendimento à população

20-03-2019 | 16:34:18

A ideia de cuidar das ações educativas em relação à saúde de Pelotas começou a tomar forma, nesta quarta-feira (20), com a apresentação do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc). Com a presença da secretária Ana Costa, o encontro foi oportunidade para detalhar os principais objetivos da iniciativa, que também prevê a identificação de problemas em processos de trabalho, que dificultem a execução dos serviços nas unidades de acolhimento à população.

Responsabilidade do Núcleo será criar espaços de escuta ampliada e gerenciar problemas enfrentados pelos profissionais. Foto: Michel Corvello
“As demandas virão dos próprios trabalhadores que enfrentam os obstáculos em sua rotina. A responsabilidade do Núcleo será criar espaços de escuta ampliada e gerenciar estes problemas através de quatro eixos: gestão, serviço, ensino e controle social. Ao resolvê-los, possibilitamos, consequentemente, um atendimento mais qualificado à comunidade”, explica a enfermeira e coordenadora do Numesc, Carla Borges.  

Entre as finalidades do Núcleo está implementar a Educação Permanente em Saúde (EPS) – que utiliza uma metodologia centrada na resolução de problemas –; promover a articulação entre conselhos municipais, incentivar o acesso a videoaulas produzidas pelo Ministério da Saúde e, ainda, pactuar com instituições de ensino as suas responsabilidades com o trabalho nas unidades.

A aproximação com as entidades de educação foi apontada pela secretária como um ponto positivo e um aspecto ímpar, que diferencia Pelotas de outras cidades do estado. “Este é um momento especial, que representa mais um passo em direção à qualificação dos profissionais. Nosso investimento precisa ser em quem ensina e executa as políticas públicas”, salientou Ana Costa.

Diversas ações já estão previstas pelo grupo para serem praticadas neste ano. Fotos: Michel Corvello

Saiba mais

SMS capacita para a saúde da população masculina

Atenção Básica capacita agentes comunitários de saúde

Ações para 2019

Diversas ações já estão previstas pelo grupo para serem praticadas neste ano. As capacitações, que poderão ser palestras, rodas de conversa ou oficinas, abordarão temáticas como controle do tabagismo, vacinação, pré-natal, ervas medicinais e reiki. As atividades vão beneficiar centenas de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, entre outros profissionais da rede municipal.

Atualmente, o Município possui 50 Unidades Básicas de Saúde – destas, 40 têm equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), cinco farmácias distritais, 16 serviços de saúde mental e 1.280 profissionais vinculados à Rede de Atenção à Saúde.

O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Saúde (SMS), reuniu representações dos quatro eixos (gestão, ensino, serviço e controle social), entre elas, de instituições de ensino como UFPel, UCPel, Anhanguera, Dimensão, Senac e Estilo.

Tags

núcleo, ações educativas, educação permanente, espaço de escuta, saúde, educação em saúde

Carregando 0%
Carregando 0%