ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Mais de 1,5 mil pessoas participam da 10ª Abertura da Colheita da Uva

8º distrito, Rincão da Cruz, foi palco de grandes festividades neste domingo

Por Tânia Magalhães 16-02-2020 | 21:04:51

Mais de 1,5 mil pessoas prestigiaram a 10ª Abertura da Colheita da Uva, no 8º distrito, Rincão da Cruz, neste domingo (16), na propriedade da Família Scheunemann, Colônia São Manoel. As opiniões, unânimes, destacaram a qualidade da fruta da zona rural de Pelotas. O público compartilhou da animação e aproveitou a oportunidade para adquirir uvas in natura, derivados, produtos das agroindústrias e lanches coloniais.

Vinhedo conta com cachos de uvas de qualidade - Fotos: Michel Corvello
"O produtor merece uma festa assim. Ele trabalha de sol a sol para levar o alimento a nossas mesas. É notável a capacidade da colônia de Pelotas para a produção diversificada", afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, cumprimentando os presentes por meio do casal anfitrião, Mauro e Graciela Scheunemann.

Bênção à colheita 

A solenidade foi aberta por lideranças religiosas: padre Luiz Armindo Capone, reverendo Ubirajara Melo e pastora Iraildes Santoro. O pastor Jorge Signorini também esteve no evento. As palavras remeteram ao evangelho, ao cultivo da terra, à fé e à esperança.

A colheita recebeu a bênção e foram dirigidas preces para que a chuva chegue à região, beneficiando agricultores e lavouras.

O anfitrião Mauro Scheunemann agradeceu o público e as autoridades e recebeu um troféu, entregue pela prefeita Paula, em homenagem à produção e à disponibilidade de oferecer a propriedade para o evento.

O representante da Emater Regional, Edgar Martin Nöremberg, lembrou que a uva, na zona rural de Pelotas, era produzida para consumo da família. Hoje, tornou-se uma opção econômica da agricultura familiar. O chefe geral da Embrapa, Roberto Pedroso, destacou a qualidade da uva local, considerando-a competitiva com a de outros países e regiões do Brasil.

Orgulho

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, afirmou: "Estamos orgulhosos e felizes em participar de um evento desta natureza. A produção de uva é realidade, com alta tecnologia e apoio técnico da Embrapa e Emater".

O presidente da Câmara de Vereadores, José Sizenando, salientou que todos ganham - produtor e consumidor - com a uva de qualidade produzida em Pelotas. Do Legislativo, também estavam presentes os vereadores Enéias Clarindo (PSDB), Zilda Bürkle (PSB), José Paulo Benemann (PSDB) e Éder Blank (PDT).

"Que sempre se façam festas para celebrar, para confraternizar e para nos unirmos cada vez mais. Estamos todos aqui, renovando a crença por uma agricultura forte e pela realização do produtor", enfatizou a prefeita.

Colheita

A rainha e a princesa da Safra da Uva 2020, Tamires Mattozo e Diana Bohrer, participaram de toda a programação, com boas-vindas ao público. As cortes do Morango - Valentina Schillim Hartwig e Daniela Contreira Duarte -, e do Pêssego - Helen Strelow Knabach e Jaddy Lima - prestigiaram o evento. Nos vinhedos da propriedade foi cortada a faixa para simbolizar a abertura da colheita da uva. 

Participaram da 10ª Abertura da Colheita da Uva o vice-prefeito Idemar Barz, a assessora especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Clotilde Victória, o deputado estadual Fernando Marroni (PT) e o suplente de deputado federal, Marco Marchand (PSL), além do vice-reitor da Universidade Federal, professor Luís Amaral.

Carregando 0%
Carregando 0%