ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Justiça Restaurativa forma 25 novos facilitadores

A capacitação permitirá que os educadores desenvolvam círculos nas escolas onde já atuam, com a supervisão do Cejusc

19-10-2018 | 11:39:11

      Professores e orientadores educacionais da rede pública de Pelotas e de Morro Redondo encerraram, nesta sexta-feira (19), a formação em círculos não conflitivos de construção da paz, promovida pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed). O curso teve início na quarta-feira (17), no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep), e foi oportunizado pela parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul). 

Fotos: Marcel Ávila

      A humanização foi o foco das atividades realizadas pela professora e instrutora do método, Mara Sirlei Peres, na manhã do último dia de curso. No Meio de Círculo, que costuma reunir objetos relativos ao assunto discutido, foram depositados itens pessoais de cada participante com a finalidade de ilustrar o relato de suas histórias de vida. Essas peças também foram utilizadas como Objetos da Palavra (que dão o direito de fala).

“O fortalecimento como grupo foi o objetivo da atividade. Ao mesmo tempo que crescem, também aprendem a aplicar as técnicas”, esclareceu a orientadora da Smed, Jussara Cruz.

      Entre as histórias contadas pelos facilitadores, a da educadora Maria de Fátima Cantarelli (foto), da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Garibaldi, chamou a atenção dos colegas. Ela falou sobre sua relação com a filha Franciele e a neta Fiorela, ambas nascidas surdas. 

Fotos: Marcel Ávila

      À tarde, a formação teve continuidade com a aplicação de círculos pelos novos facilitadores. Subdivididos em cinco grupos, eles desenvolveram as técnicas recém aprendidas e trocaram experiências com os colegas, em um momento de parceria e de união de conhecimentos. 

Supervisão

      Com a finalização do curso, previsto nas estratégias de Justiça Restaurativa do Pacto Pelotas pela Paz, o grupo começará a atuar nas instituições onde trabalham e, também, a participar das reuniões de supervisão, promovidas pelo Cejusc no Foro de Pelotas. 

      A primeira reunião ocorre em 5 de novembro e reunirá os facilitadores da primeira e da segunda turma do Município, assim como os recém capacitados pela formação destinada aos educadores da rede estadual de ensino. 

Tags

pacto, círculos, justiça restaurativa, construção da paz, formação, facilitadores

Carregando 0%
Carregando 0%