ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Inspeção notifica empresas sobre regras relativas à Covid-19

Indústria e comércio registrados no SIM devem cumprir medidas obrigatórias de prevenção

Por Tânia Magalhães 27-03-2020 | 11:27:04

A Prefeitura de Pelotas, por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), expediu notificação a todas as agroindústrias – estabelecimentos comerciais e industriais –, com vistas à adoção, obrigatória, de sistema de prevenção contra o coronavírus. Dentre as medidas, constam escalas de revezamento de turnos, de pessoal e de jornadas, com o objetivo de reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores.

Saiba algumas ações obrigatórias

  • Limpeza e desinfecção das instalações após cada turno de trabalho.
  • Medidas preventivas acerca da saúde dos trabalhadores: uma vez que um funcionário apresente sintomatologia equivalente à da doença Covid-19, ele deve ser afastado de suas funções.
  • Sabonete antisséptico e álcool em gel disponíveis na Barreira Sanitária, dentro da Planta Frigorífica, e na Sala de Inspeção.
  • Assepsia e higienização das embalagens ao entrarem na Planta Frigorífica.
  • Ventilação adequada das instalações.
  • Evitar aglomeração dos funcionários.
Setores de higiene garantem as práticas recomendadas à redução de riscos – Foto: Divulgação/SDR

Atividades prosseguem

As atividades nos abatedouros continuam, embora as alterações de escala e medidas de prevenção. Na semana passada, por exemplo – primeiro período a passar, efetivamente, pelos efeitos dos decretos de restrições –, foram realizados 20 abates entre os nove estabelecimentos registrados no SIM.

Abatedouros não cancelam atividades e atuam dentro das regras de prevenção – Fotos: Divulgação/SDR

As agroindústrias de outros ramos também funcionaram e tiveram acompanhamento. O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que não houve registro de cancelamento de atividades. “Ao contrário do que seria previsto, recebemos um novo projeto para ampliação de uma agroindústria, e continuamos acompanhando o andamento dos estabelecimentos que se encontram em construção.”

A SDR projeta que o volume de corte do mês chegue à casa das 290 toneladas. Como comparativo, o total foi de pouco mais de 296.305 toneladas em fevereiro. 

Inspeção é essencial

“Mantemos as atividades do SIM, mas com os devidos cuidados para preservar a saúde do pessoal. O serviço dos fiscais é indispensável, pois está inserido em área essencial: a da alimentação”, salienta Jair Seidel.

O Sistema de Inspeção passou por alterações nas equipes. Dos cinco veterinários aptos ao trabalho, três estão em atividade, juntamente com sete fiscais. Três estagiários do setor foram liberados. Dois motoristas conduzem o pessoal e os veículos não saem da SDR lotados. Para inspeção em alguns estabelecimentos, fiscais se deslocam em carro próprio. Para os cuidados pessoais, são utilizados sabonete bactericida e álcool em gel nas barreiras sanitárias.

Tags

inspeção, sim, agroindústrias, notificação, regras, coronavírus, prevenção, abatedouros, fiscais

Carregando 0%
Carregando 0%