ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Idemar participa da entrega da Comenda João Simões Lopes Neto

Solenidade da Câmara, em parceria com a 26ª RT, agraciou Paulo Souza e Maria Rita Sampaio por contribuições com o tradicionalismo

19-09-2019 | 12:44:53

A noite desta quarta-feira (18) foi reservada para homenagear personalidades vinculadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com a entrega da Comenda João Simões Lopes Neto, em solenidade organizada pela Câmara de Vereadores, em parceria com a 26ª Região Tradicionalista (RT).

O vice-prefeito Idemar Barz representou o Executivo na sessão realizada no Rancho da Paz, no Largo Edmar Fetter. Os agraciados deste ano foram Paulo Luiz Rodrigues de Souza e Maria Rita de Oliveira Sampaio – ambos reconhecidos por cultuar e contribuir com a tradição gaúcha.

Vice-prefeito entregou medalha do Mérito Tradicionalista à dona da Estância São José, Maria Rita de Oliveira Sampaio – Foto: Michel Corvello

Presente em mais uma atividade alusiva aos festejos tradicionalistas, Idemar frisou a importância de promovê-los próximos à comunidade, expandindo a cultura do povo gaúcho para que mais pessoas possam vivenciá-la. 

“No local onde já ocorreram a Missa e a Audiência Crioula, a oferta de carreteiro e diversas apresentações artísticas, hoje homenageamos estas personalidades. Fico muito feliz ao evidenciar que a população se apropriou deste lugar e está aproveitando, cada vez mais, a programação da Semana Farroupilha”, afirmou o vice.  

Proponente da solenidade, o presidente da Câmara, Fabrício Tavares (PSDB), relembrou o legado cultural deixado pelo escritor pelotense, conhecido como o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, que dá nome à honraria. “João Simões Lopes Neto faz parte da nossa história e imortalizou a nossa cultura através da sua obra literária”, declarou o vereador, ressaltando que, atualmente, são os peões e prendas dos CTGs e piquetes que mantêm viva a tradição gaúcha.

Missa Crioula da Semana Farroupilha pede paz e união

Tradicional Arroz de Carreteiro é atração no Rancho da Paz

Saiba detalhes do desfile de cavalarianos em 20 de setembro

Idemar foi responsável por entregar a medalha do Mérito Tradicionalista à homenageada da Maria Rita de Oliveira Sampaio, proprietária da Estância São José, no Capão do Leão, reverenciada por promover e sediar atividades artísticas variadas, como concursos de música; em 2018, patrocinou o 1º Festival Tradicionalista Antoninha Berchon. Paulo Luiz Rodrigues de Souza foi o outro agraciado com a Comenda – o tradicionalista, um dos fundadores do CTG Rodeio de Encruzilhada, na década de 70, também já foi coordenador da 26ª RT.

Da esquerda para direita, vereador Tavares, homenageados Souza e Maria Rita, e Idemar Barz – Foto: Michel Corvello

Os cavaleiros responsáveis por trazer a Chama Crioula, de Tenente Portela para Pelotas, também foram sujeitos de homenagem do coordenador da 26ª RT, Márcio Corrêa, durante a solenidade. “Eles percorreram cerca de 790 quilômetros, com chuva e sol… Merecem nossos aplausos”, apontou. 

Também participaram da solenidade o patrono da Semana Farroupilha de Pelotas, o juiz diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral; o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general Ernesto de Lima Gil; os vereadores Vicente Amaral e José Paulo Benemann, do PSDB, e Éder Blank (PDT); o chefe do Estado Maior do CRPO Sul, tenente-coronel Roberto Ortiz; o secretário de Obras e Pavimentação, Eduardo Tejada; e integrantes do Colégio Tiradentes.

Programação artística

No fim da tarde, Idemar também acompanhou parte das apresentações culturais realizadas no Rancho da Paz, entre elas, feita pelo CTG Os Farrapos, do Py Crespo. Com os cerca de 30 componentes dos grupos juvenil e mirim do Centro, o vice cantou o hino rio-grandense. Para o patrão Antonio Doro, a oportunidade de participar, mais uma vez, das festividades da Semana Farroupilha é uma satisfação. “Momento que reunimos amigos, reencontramos personalidades importantes para o MTG e revivemos as tradições gaúchas”, salientou.

Gestor público da cidade acompanha parte das apresentações culturais – Fotos: Michel Corvello

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

comenda, tradicionalismo, câmara, joão simões lopes neto, homenagem, participação do vice Idemar

Carregando 0%
Carregando 0%