ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

GM participa de curso sobre inteligência em Porto Alegre

Capacitação do governo do Estado é parte do Sistema de Segurança Integrada

15-08-2018 | 11:42:13

      A Guarda Municipal (GM) de Pelotas participa do primeiro curso de inteligência organizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-RS). A capacitação de 50 horas, divididas em cinco dias, integra o Sistema de Segurança Integrada entre os Municípios (SIM/RS) e segue até sexta-feira (17).

Agentes recebem capacitação para atuar de modo estratégico e com métodos de análise —Foto: Divulgação/SSP-RS

      O Departamento de Inteligência da GM está representado por três profissionais. O objetivo da secretaria estadual é treinar, integrar e qualificar os núcleos de inteligência das guardas municipais do Rio Grande do Sul, tanto na gestão de atividades quanto em sua execução.

      Os agentes estão recebendo capacitação para atuar com inteligência estratégica, métodos de análise de vínculos, engenharia social e pesquisa da vida pregressa, entre outras técnicas de segurança pública. O SIM/RS é resultado de uma união de esforços entre instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil para o enfrentamento da violência e da criminalidade no estado.

Adesão ao SIM/RS

      Pelotas aderiu ao Sistema de Segurança Integrada há oito meses, junto com outras 80 cidades. O SIM trouxe celeridade ao atendimento das ocorrências e subsídios para ações de inteligência, que se somam às estratégias de Policiamento e Justiça do Pacto Pelotas pela Paz. A Guarda Municipal passou a acessar os registros do Consultas Integradas, banco de dados que permite visualizar informações de identificação e situação de pessoas e veículos, armas e foragidos, em tempo real, durante as abordagens e operações.

Tags

guarda municipal, sistema de segurança integrada, sim/rs, consultas integradas, segurança pública, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%