ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Fórum de Segurança Alimentar doa 500 kg de produtos às comunidades

Prefeita recebeu a notícia nesta manhã. Parte da meia tonelada vai para ações da Assistência Social, e outra será entregue às pessoas com dificuldades

13-04-2020 | 14:20:18

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu nesta segunda-feira (13), em seu gabinete, os representantes do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional (FseSan), Diego Gonçalves e Márcia de Almeida. A entidade realizará na terça-feira (14) a doação de alimentos da agricultura familiar à Secretaria de Assistência Social (SAS). Serão 400 quilos de arroz e cem quilos de leite em pó ou meia tonelada no total.

A justificativa está no fato de muitos cidadãos terem parado as suas atividades, em razão da possibilidade de contágio pelo novo vírus, o Sars-Cov-2, e, portanto, estarem sem renda suficiente à subsistência.

Fórum entrega alimentos às secretarias municipais de Assistência Social e Educação e Desporto – Fotos: Gustavo Vara

No encontro, ocorreu a entrega simbólica de um pacote de arroz e outro de leite para a prefeita. A instituição deve doar ainda mil litros de leite, diretamente às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades pelotenses. 

“Parabenizo o Fórum pelo engajamento. Contamos com o apoio de vocês, inclusive para ajudar a espalhar a importância do isolamento social como forma de auxiliar no combate à pandemia”, disse a prefeita. 

O FseSam, formado por membros da sociedade civil, milita a favor do direito humano ao acesso à alimentação, e pela segurança alimentar. “Com a pandemia, a Covid-19, estamos nos organizando para uma campanha de seis meses, com ações contra a fome, pois não sabemos as consequências e a duração da crise ainda”, explicou Diego.

+ Pelotas terá conselho na área de segurança alimentar e nutricional

Outra pauta tratada na audiência: a importância da agricultura familiar como fornecedora de alimentos durante o período de transmissão do novo coronavírus. Paula explicou que a Prefeitura de Pelotas já participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos de produtores da região a fim de abastecer os abrigos da SAS, que atendem pessoas em condições financeiras muito difíceis. “Mais de 60% dos alimentos adquiridos pelo PAA são da agricultura familiar, uma pauta que defendi ainda na época em que era vice-prefeita”, lembrou a prefeita. 

O encaminhamento de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias de alunos da rede pública, liberado pelo governo federal no dia 7 de abril, também se tornou tema da reunião. A gestora-chefe do Município informou que a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) já havia repassado parte da alimentação das merendas para a SAS, e que a situação está sendo avaliada, conforme o desdobramento.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Tags

fórum, segurança alimentar, doação de alimentos, reunião com a prefeita, agricultura familiar, arroz e leite em pó, famílias em dificuldades, crise da pandemia, covid-19, meia tonelada de produtos

Carregando 0%
Carregando 0%