ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Feira de artesanato itinerante movimenta Largo do Mercado

Evento reuniu trabalhos de 30 artesãs e integrou a Semana da Mulher

Por Tatiana de la Torre 13-03-2020 | 22:09:12

Mais de 30 artesãs participaram nesta sexta-feira, 13, da Feira de Artesanato na Rua expondo seus trabalhos durante todo dia no Largo Edmar Fetter (Mercado Central). Esta edição da Feira integrou a programação da Semana da Mulher, organizada pela Prefeitura de Pelotas, e ainda comemorou um ano da criação do grupo de artesãs que realiza exposições mensais itinerantes.

Para a artista plástica, professora aposentada, Sônia Gamino, que trabalha com feltro, a Feira é um espaço para divulgação de suas criações. “Passam muitas pessoas por aqui durante o dia. Numa edição anterior recebi uma encomenda inédita de uma pessoa que viu meu trabalho. Ela me mostrou a foto de seus dois cachorros e pediu os pets em feltro para lembrancinha de aniversário da filha. Quando mandei a amostra, ela se emocionou com a semelhança, aumentou o pedido e me convidou para a festinha. Além de trabalho a gente faz muito amigos”, declarou a artesã que começou a trabalhar com artesanato para sair de uma depressão e hoje paga o tratamento de outro problema de saúde com o que ganha nas feiras e encomendas. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Entre tricô, crochê, costuras, pequenos móveis e muitos outros objetos feito pelas mãos das mulheres estava uma técnica rara para nós e comum no Japão: o origami. A japonesa que reside em Pelotas há 4 anos, Yuki Mizuno, participa do grupo desde sua criação em março de 2019, expondo e comercializando arte feita em papel. Ela explicou que o origami é uma técnica de dobradura de papel que não utiliza corte nem colagem. “Apenas com a dobra é possível criar inúmeras figuras. Esta é uma técnica popular no Japão ensinada na escola para todas as crianças”, explicou.

 

Fotos: Rodrigo Chagas

“É impossível passar e não parar para olhar”, disse produtora rural, Eliane Marini, que transitava pelo Largo no início da tarde. “Este local é muito bonito, mas fica ainda mais agradável com uma feira como esta. Seria interessante que tivesse este evento aqui todas as semanas, como tem a feira de produtos agroecológicos todas as quintas”, sugeriu Eliane.

Para fazer alusão ao Dia Internacional da Mulher, a banca Ilda Artes presenteou as clientes que adquiriram algum de seus produtos. “É uma forma de retribuir as clientes e marcar o nosso dia, que são todos”, disse Isis Goulart que ajuda a mãe artesã na comercialização de seus trabalhos.

De acordo com a gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Helenira Brasil Dias, o coletivo que compõe a Feira é formado integralmente por mulheres. Quando a Secult abriu o chamamento público em 2019 para formar o grupo, apresentaram-se cerca de 50 mulheres. “A chamada era para artesãos, mas só mulheres atenderam ao pedido e participam efetivamente de todos os eventos propostos desde então”, afirmou Helenira.

Preparando-se para um evento de cunho tradicionalista gaúcho em que as integrantes da feira participarão em breve, a artesã Angélica Ferreira que trabalha com a técnica Amigurumi (tipo de “bichinho de pelúcia feito em tricô ou crochê) criou chaveiros em forma de cavalo e chimarrão. “A gente procura criar, dentro das técnicas que já utiliza, peças de acordo com o público do evento”, contou.

Fotos: Rodrigo Chagas

A Feira de Artesanato na Rua conta o apoio da Associação Pelotense de Artesãos. Para participar do grupo não é necessário portar a Carteira de Artesão, mas os participantes recebem orientação para encaminhar o documento emitido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, através do Programa Gaúcho do Artesanato, que dará reconhecimento como profissional autônomo. Mais informações pelo e-mail artesanatonarua@gmail.com.

Tags

artesanato, feria de artesanato na rua, artesãs, semana da mulher

Carregando 0%
Carregando 0%