ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Facilitadores do PIM concluem formação no Conte Comigo

Metodologia de leitura de livros integra ações de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz

18-04-2018 | 17:44:42

      No Dia Nacional do Livro Infantil, Pelotas dá um exemplo de valorização da leitura como ferramenta de transformação. Na cidade, a quarta-feira (18) foi marcada pela conclusão do preparo de facilitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) para a implantação da metodologia Conte Comigo no trabalho desenvolvido nas visitas domiciliares. A versão brasileira da técnica Book Sharing é uma das ações do programa Infância Protegida, integrante do Pacto Pelotas pela Paz e busca incentivar, por meio da leitura de imagens de livros, a conexão entre crianças e seus familiares.

Fotos: Gustavo Vara

      O Município será pioneiro ao trazer para o Brasil a metodologia pedagógica capaz de aproximar mães e filhos, enquanto influencia nas capacidades cognitiva e social da criança, por intermédio do compartilhamento de livros. Com eficácia comprovada em países como Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul e Itália, o Book Sharing, como é chamado originalmente, é uma técnica muito simples baseada na interpretação de imagens de livros infantis para fortalecer vínculos familiares e prevenir a violência na primeira infância.

      A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o último dia de preparo dos 23 facilitadores que vão apresentar o Conte Comigo à comunidade. A implantação da estratégia contou com a capacitação ministrada pela consultora do eixo preventivo do Pacto, Tâmara Biolo Soares, e está alinhada às estratégias de prevenção primária da violência.

“Precisamos ajudar a transformar vidas e com este método vamos dar um passo importante e alcançar novas perspectivas”, afirmou a prefeita.

      A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob a coordenação do pesquisador do Centro de Pesquisas Epidemiológicas, Joseph Murray, será responsável por um experimento com aproximadamente 200 famílias, alcançadas pelas atividades da Coorte 2015.

      Ao ensinar como usar o Conte Comigo, os profissionais terão o papel de estabelecer relações com as famílias, incentivar laços parentais e estimular conexões. O fortalecimento dos vínculos entre crianças de 3 a 8 anos e seus parentes mais próximos é um dos principais motes do projeto descrito pela prefeita como uma ferramenta para transformar vidas.

      O diferencial na cidade será ir além da implantação da ferramenta ao consistir no primeiro Município a realizar um estudo para avaliar a eficácia do procedimento na prevenção de fatores de risco de vulnerabilidade social.

      Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

leitura, crianças, prevenção, metodologia, conte comigo

Carregando 0%
Carregando 0%