ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Está tudo pronto para a 10ª Abertura da Colheita da Uva

Público terá entrada e estacionamento gratuitos, além de degustação da fruta na chegada

Por Tânia Magalhães 14-02-2020 | 09:26:58

A propriedade rural da família Scheunemann, na Colônia Maciel, 8º distrito, Rincão da Cruz, está preparada para receber o público no próximo domingo (16), a partir das 13h, quando será realizada a 10ª Abertura da Colheita da Uva. Não faltarão atrações e animação. Na entrada, cada visitante receberá um cacho da fruta para degustação. O ingresso e o estacionamento serão gratuitos.

Vinhedos da propriedade da família Scheunemann, no 8º distrito – Fotos: Divulgação/SDR

Na semana passada, os organizadores do evento aceleraram os preparativos. A Prefeitura está à frente, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Embrapa, Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio do Sicredi.

Saiba como chegar

O acesso à Abertura da Colheita é simples e pode ser conferido pelo mapa abaixo. A partir do Centro de Eventos Fenadoce, o visitante deve seguir pela BR-392, em direção a Canguçu, passar pelo trevo de acesso a Morro Redondo e dobrar à direita, entrando na estrada da Colônia Maciel. Antes da conversão, há placa indicativa.

Segue-se pela BR-392, em direção a Canguçu, passa-se pelo trevo e dobra-se à direita, entrando na estrada da Colônia – Arte: Apoio e Design/Ascom

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que, da entrada da Maciel até o local do evento, todo o trajeto será sinalizado com placas e bandeirolas. O visitante também pode acessar o mapa do local utilizando o QR Code abaixo com o próprio celular.

QR Code permite visualizar o mapa da localidade no smartphone – Imagens: Divulgação/SDR

Programação

Diversificada programação foi idealizada para a 10ª Abertura da Colheita da Uva. O ponto alto será a comercialização da fruta e de derivados, como vinhos coloniais, sucos, geleias, cucas e outras variedades da gastronomia. Todo o evento será acompanhado pelas jovens Tamires Mattozo e Diana Bohrer, respectivamente rainha e princesa da safra 2020.

Seidel comenta que o local conta com um pavilhão, no qual foi montado um palco destinado a atrações, além de espaço para dança. A animação, a partir das 14h, correrá por conta da banda Tchê Fritz. A partir das 16h, ocorrerá a abertura oficial. A festa se encerrará por volta das 19h. Haverá exposição das melhores uvas e informações técnicas.

No pavilhão, estão reservadas áreas ao artesanato colonial e a cinco agroindústrias da zona rural: duas de vinhos, uma de queijos, uma de salames, e uma de cogumelos. A família Scheunemann comercializará lanches com itens tradicionais do interior, como rodas de carreta e pastéis.

“Os principais objetivos do evento são promover a cultura das uvas de Pelotas e valorizar o produtor. A fruta vem ganhando espaço nas propriedades da colônia e a produção local apresenta-se com grande qualidade. A Abertura da Colheita também é um meio de aproximar a população da cidade das pessoas do interior”, salienta o secretário.

Tags

abertura da colheita, uva, 10ª edição, rincão da cruz, colônia maciel, família scheunemann, zona rural, degustação, agroindústrias, artesanato, gastronomia

Carregando 0%
Carregando 0%