ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Equipes estão integradas na recuperação da cidade

Defesa Civil, serviços públicos e instituições atuam em conjunto para minimizar saldo negativo deixado pelo temporal

Por Tânia Magalhães 01-10-2018 | 12:47:55

      Rajadas de vento que atingiram a velocidade de 118,8 quilômetros por hora, direção sul, às 17h50min do sábado (29), de acordo com registro do Centro Agrometeorológico Embrapa/UFPel, além das chuvas, deixaram saldo negativo, com reflexos na rotina de toda a população. Vinte e sete mil consumidores de energia elétrica permaneciam sem abastecimento na manhã desta segunda-feira (1º/10), além de árvores quebradas e caídas em todas as áreas da cidade, semáforos desativados, escolas com aulas suspensas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com limitações de atendimento, destelhamentos e outros prejuízos. O fornecimento de água já foi restabelecido.

Foto: Janine Tomberg
“A Prefeitura, desde o início, mobilizou-se com suas equipes e a Defesa Civil atuando na coordenação. Secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura, de Qualidade Ambiental, de Transporte e Trânsito, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, de Desenvolvimento Rural, Guarda Municipal e agentes de trânsito colaboraram muito para Pelotas passar pelo momento difícil. Aos poucos, vamos recuperando a cidade de tantos danos”, salienta a prefeita Paula Mascarenhas.

      O Sanep, na manhã desta segunda-feira, já havia restabelecido todo o sistema de distribuição de água. Apenas uma, das oito casas de bombas de drenagem, permanecia sem energia elétrica. Pessoal trabalha para restabelecer o fornecimento.

      A sede central do Sanep, à rua Félix da Cunha, 649, não teve expediente ao público nesta manhã. O vento provocou destalhamento em alguns setores, exigindo obras de reposição de telhas. O Setor de Corte de Água também não funcionou.

“Pedimos compreensão à população. Nossas equipes estão integradas, trabalhando muito forte. Contamos com o apoio importantíssimo do Exército e do Corpo de Bombeiros, incansável desde o início. Muitas instituições estão reunidas para minimizar os problemas, atender a comunidade e diminuir os transtornos para que as pessoas possam retomar suas vidas normalmente”, reforça a prefeita.

Defesa Civil

      Balanço da Defesa Civil (DC) aponta 12 destelhamentos de residências. O temporal não deixou desabrigados ou desalojados. Equipe atua, nesta segunda-feira, na entrega de telhas às famílias que tiveram as moradias atingidas no Pontal da Barra, Balneário dos Prazeres e Fátima.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

      O coordenador da DC, Paulo Darci dos Santos, informa que a equipe segue trabalhando no apoio à remoção de árvores caídas em diversos pontos da cidade, com a participação de 40 militares do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado.  

Qualidade Ambiental

      A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) registrou, até as 11h30min desta segunda-feira, a ocorrência de 93 árvores caídas. Durante a manhã, a equipe seguiu no corte, para liberação de vias e espaços públicos, como parques e praças.

      Cerca de 30% dos casos foram identificados pelos técnicos que estão percorrendo a cidade. Os demais são fruto de registro da população. Aproximadamente 50% foram atendidos até o final da manhã.

Fotos: Janine Tomberg

Corpo de Bombeiros

      Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram 23 atendimentos até o final desta manhã, em razão do temporal de sábado. Destas ocorrências, 11 foram de árvores caídas em cima de moradias e sete em via pública, dois incêndios em residências e três situações envolvendo rede elétrica.

      Além das duas guarnições de serviços (Fragata e Três Vendas), mais duas foram destacadas para atuar em relação aos danos provocados pelo temporal. Há ainda, de acordo com o Comando, cerca de 30 requerimentos para corte e remoção de árvores caídas por cima de muros ou residências. As quatro equipes seguem trabalhando.

Serviços Urbanos e Infraestrutura

      As seis administrações regionais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) estão mobilizadas e voltadas ao trabalho de recuperação da cidade. As equipes estão percorrendo suas áreas e, sempre que identificam o problema, tratam de solucioná-lo na hora.

Foto: Janine Tomberg

      No domingo (30) e ainda nesta manhã, servidores atuavam junto com militares do Exército no recolhimento de material espalhado pelo destelhamento da empresa Jouglard, na avenida Ferreira Viana. No restante da cidade, a principal tarefa é a de recolhimento de galhos e de árvores seccionadas pela SQA.

Transporte e Trânsito

      Alguns semáforos permaneciam desligados nesta manhã, em razão da falta de energia elétrica. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) manteve os cruzamentos sinalizados, para chamar a atenção dos condutores à necessidade de maior cuidado.

      Os semáforos desativados eram: cruzamento avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira com Domingos de Almeida; rua Doutor Amarante com Gonçalves Chaves; Doutor Amarante com Padre Anchieta; General Osório com Tiradentes; General Osório com Lobo da Costa; rua Armando Sica com avenida Fernando Osório.  

Saúde

      As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão todas abertas. A secretária de Saúde Ana Costa salienta que algumas estão atendendo com limitações específicas, que são informadas na hora para o usuário.

Educação

      A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) suspendeu as aulas em três escolas – duas de ensino fundamental, (Emefs) Francisco Barreto e Piratinino de Almeida, e uma de educação infantil, (Emei) Lobo da Costa. Os motivos foram destelhamento, queda de antena, árvores caídas sobre prédio, falta de energia e avarias em caixa d’água.

      Dezenove unidades, entre Emeis e Emefs sofreram consequências do temporal e estão com atividades parciais. Os serviços de manutenção estão providenciados. Muitos dos casos dependem de estabilidade do tempo.

Zona rural

      A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está realizando levantamento de prejuízos na colônia. Os oito distritos foram afetados com quedas de árvores nas estradas e em propriedades. Há dificuldade de comunicação, com restrições de sinal de telefonia celular, provocando demora maior para apurar dados reais.

      O secretário Jair Seidel salienta que, além das estradas, algumas pontes também foram prejudicadas, com ação da chuva no aterro das cabeceiras. Muitos pontos da zona rural ainda permanecem sem energia elétrica. As administrações distritais estão levantando informações e atuando na recuperação.

Previsão

      Na manhã desta segunda-feira, previsões da Metsul Meteorologia indicavam probabilidades de chuvas fortes, raios e temporais isolados com queda de granizo na região.

Tags

temporal, prejuízos, ações, equipes

Carregando 0%
Carregando 0%