ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeito

Entidades arrecadam 679 itens da indumentária gaúcha

Atividade é uma das tarefas da Gincana Tradicionalista pela Paz; as vestimentas serão utilizadas em projetos sociais nas escolas da rede municipal

19-09-2018 | 17:41:45

      Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Carreteiros do Sul, Coronel Thomaz Luiz Osório e a Entidade Tradicionalista União Gaúcha João Simões Lopes Neto cumpriram a primeira etapa da 2ª Gincana Tradicionalista Pela Paz, na noite desta terça-feira (18), ao entregarem 679 itens da vestimenta gaúcha para o Departamento Jovem da 26ª Região Tradicionalista (RT).

      O vice-prefeito e patrono da Semana Farroupilha 2018, Idemar Barz, celebrou o resultado conquistado e reforçou a sua relevância, ao lembrar da recente Mostra de Pilchas, realizada pela escola municipal Frederico Ozanan.

“Pude ver o quanto é importante incentivarmos jovens e crianças no cultivo da tradição gaúcha. Esta etapa da gincana dará oportunidade para que outros jovens, que não têm condição financeira de comprar uma pilcha, também façam parte desta cultura que tanto amamos”, disse o patrono.

      A atividade é uma das tarefas que compõe o regulamento criado pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha de Pelotas, que desafiou os grupos a arrecadarem itens de indumentárias, a fim de serem utilizados em projetos sociais nas escolas da rede municipal. Coordenadora da 26ª RT, Hilda Heinen apontou o sucesso desta tarefa como resultado do engajamento e espírito de solidariedade dos grupos participantes.  

Competição solidária

      Foram entregues 99 lenços, 23 bombachas femininas, 18 faixas para cintura de peões, 85 coletes masculinos, 35 guaiacas, 2 pares de espora, 94 bombachas masculinas, 58 camisas masculinas, 19 saias de armação, 135 vestidos de prenda, seis chiripás masculinos, 46 casacos masculinos, três palas, 11 chapéus masculinos, 19 pares de botas masculinas e 26 sapatos femininos.

      A segunda edição da gincana – idealizada pela 26ª RT, em parceria com a Prefeitura – também visa arrecadar alimentos não-perecíveis e incentivar a doação de sangue, que pode ser feita no Hemocentro Regional de Pelotas, localizado na avenida Bento Gonçalves, 4569, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Premiação  

      O resultado da competição solidária será anunciado nesta quinta-feira, 20 de setembro, no Largo do Mercado Central, a partir das 18h. As duas entidades que mais somarem pontos receberão como prêmio o fretamento de um ônibus para o transporte dos grupos ao Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em novembro deste ano. A premiação para cada instituição será oferecida pela empresa Expresso Embaixador.

Tags

gincana tradicionalista pela paz, entidades tradicionalistas, competição solidária

Carregando 0%
Carregando 0%