ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Cuidado com recém-nascidos é tema de encontro no Dunas

O quarto Encontro de Gestantes abordou ainda a importância do planejamento familiar

13-07-2018 | 18:34:36

      Balões, decoração colorida e clima de descontração marcaram o quarto e último Encontro de Gestantes, no Dunas, nesta sexta-feira (13). Realizada no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD), a atividade integra as atividades da Escola de Mães e Avós, que é uma extensão do programa Mãe Pelotense – vinculado ao eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, através do programa Infância Protegida.

Fotos: Gustavo Vara

      Nos três encontros anteriores, foram abordados o período gestacional, tipos de parto e amamentação, a fim de possibilitar um espaço de troca de conhecimento e compartilhamento de experiências entre gestantes, puérperas, avós e profissionais de saúde. Desta vez, a ação de iniciativa da equipe 221 da Unidade Básica de Saúde Dunas, tratou sobre os principais cuidados com recém-nascidos e planejamento familiar.

      Atenção ao umbigo, à temperatura do banho, assaduras e às alterações na pele do bebê foram apontadas pela enfermeira e responsável pelo Infância Protegida, Carmem Viegas, como itens essenciais. De acordo com a profissional de saúde, o choro – que causa, por vezes, angústia às mães – não deve gerar desespero. “Às vezes, só de estar no colo e pertinho de vocês, já será suficiente para acalmá-los”, recomendou. No entanto, Carmem alerta para os possíveis justificativas desse choro, que podem estar associados com vômito, diarreia e febre, por exemplo – merecendo atenção redobrada.

O encontro também foi uma oportunidade para desmistificar conselhos e orientações, passadas de geração para geração, que atualmente não são mais recomendadas pela área da saúde, como a colocação de álcool na água do banho ou de moedas e faixas na região do umbigo do recém-nascido. A posição correta para o bebê dormir também foi explicada por Carmem: de barriga para cima, e não de lado – o que garantirá mais segurança.

      A gestante Nádia Beatriz Teixeira, de 30 anos, esteve nas outras atividades da Escola de Mães e Avós e voltou ao último encontro contente pelo que pôde aprender e compartilhar. Agora, com seis meses de gestação, ela contou que, apesar de acompanhar o cuidado dos sobrinhos, segue ansiosa pela espera do seu primeiro filho e, principalmente, para descobrir o sexo do bebê.

“Por mais que já saiba de algumas coisas, é importante que a gente entenda a necessidade das vacinas, da posição certa para dormir e tudo que nos foi ensinado hoje”, disse.  

      O planejamento familiar esteve no enfoque do encontro. Carmem explicou a relevância de se conversar com seus respectivos médicos sobre métodos contraceptivos, bem como, com seus parceiros. Revisão ginecológica e a importância do registro civil também foram destacados pela enfermeira.  

A Escola

O projeto itinerante da SMS trabalha a inserção da criança no contexto familiar, estimula laços afetivos, corresponsabiliza pais e responsáveis, além de fortalecer o vínculo das famílias com as equipes de saúde – o que, consequentemente, interfere nos índices de mortalidade infantil. Atualmente, segue com atividades nas comunidades da Bom Jesus e Leocádia, mas pode ser implantado em qualquer local onde se identifique a demanda necessária. Nesta quinta-feira (12), ocorreu o segundo Encontro de Gestantes, na Bom Jesus, e tratou sobre os tipos de parto – vantagens e desvantagens da cesariana e do parto normal.

Foto: Divulgação

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

escola de mães e avós, dunas, infância protegida

Carregando 0%
Carregando 0%