Hemopel e Santa Casa, principalmente, acenderam sinal vermelho e pedem contribuição. Faltam todos os tipos sanguíneos

Crise da Covid-19 reduz doações e estoques de sangue na cidade

Hemopel e Santa Casa, principalmente, acenderam sinal vermelho e pedem contribuição. Faltam todos os tipos sanguíneos
Por Autor desconhecido 19-03-2020 | 14:13:03
Tags: doação de sangue, queda em 50% dos estoques, crise da doença covid-19, escassez de bolsas, todos os tipos sanguíneos, protocolo para doação, agendamentos, endereços e horários

Em Pelotas, a crise da doença Covid-19 já afeta os bancos de sangue, diminuindo pela metade o estoque, assim como na maior parte do País. Com a etiqueta respiratória diariamente enfatizada, a população procura manter isolamento e evitar contato social. Entretanto, com essas medidas, aliadas ao medo de contaminação, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) – principal responsável pela distribuição de bolsas de sangue na cidade – e o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas apresentam escassez.

A recomendação geral é que os cidadãos saudáveis doem nos hemocentros – em contrapartida, aqueles que se enquadram em situação de possível contaminação não se devem candidatar ou participar. “Os processos de hemoterapia já estão adequados. Pedimos para que as pessoas doem durante o período de crise. Não deve faltar sangue em tempos de incerteza”, apela a assistente social do Hemopel, Adriana Souza de Melo.  

Para garantir segurança e evitar aglomerações, recepção está limitada a cinco pessoas por vez – Reprodução: Ministério da Saúde

De acordo com a enfermeira do Hospital Santa Casa, Margareth Noremberg, a redução das bolsas chega a 50%. Em ambas instituições, ocorre queda nas reservas de todos os tipos sanguíneos, principalmente os negativos. Para a segurança dos doadores, Margareth esclarece que a recepção está limitada a cinco pessoas por vez na sala de espera, enquanto outros aguardam do lado de fora. “O foco é evitar aglomerações. A triagem também está mais rigorosa em relação àqueles que estiveram em cidades já contaminadas, ou têm algum sintoma”, explica.

Segundo a profissional, se a população não contribuir e os bancos ficarem desprovidos ou próximos da falta, os repasses de bolsas de sangue ficarão restritos apenas a situações de emergências – o que prejudica a sociedade como um todo. “É preciso que a população se conscientize. A doação é um gesto voluntário, por isso todos devem seguir medidas preventivas e os que estiverem em boas condições físicas não devem deixar de fazê-lo”, enfatiza.

Para doar, é necessário:

  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
  • Estar bem de saúde.
  • Possuir entre 18 e 69 anos (16 a 18 anos – somente com autorização dos pais).
  • Pesar mais de 50 quilos e estar bem alimentado.

Após a doação, a orientação é:

  • Não fumar nas 2 horas subsequentes.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes.
  • Evitar esforço físico e atividades, tais como operar máquinas de corte e dirigir veículos coletivos.

Para agendar e esclarecer dúvidas:

  • Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel): Atendimento das 7h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira. Telefone para contato: (53) 3222-3002. Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 4569, Pelotas. 
  • Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas: Atendimento das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Telefone para contato: (53) 3284-4700. Endereço: Praça Piratinino de Almeida, 53, Centro, Pelotas.

Notícias Relacionadas

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas