ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Contribuintes já podem doar ao Fumdica

Plataforma facilita doações a projetos voltados a crianças e adolescentes

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 18-04-2019 | 14:34:42

Foi lançada, na manhã desta quinta-feira (18), uma plataforma para que sejam feitas doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica). Com ele, os contribuintes poderão fazer doações do imposto de renda devido a projetos, de forma fácil, rápida e segura.  

Plataforma virtual já pode ser acessada pela população - Fotos: Gustavo Vara

As doações podem ser feitas diretamente sobre o valor do Imposto de Renda a ser pago, ou doações durante o ano, que serão abatidas no próximo ano de referência. Quem já fez a declaração deste ano, ainda pode retificar e fazer a doação.  

A prefeita Paula Mascarenhas destacou o Programa Família Acolhedora, que completou dois anos. Para ela, “amor nunca é demais. Vínculos afetivos só fazem bem às pessoas”. Ela avalia que por mais que os servidores se esforcem e criem vínculos, eles não conseguem reproduzir, em um abrigo institucional, uma vida familiar. 

“Isso só acontece dentro de uma casa, de um lar, e o Família Acolhedora propicia que as nossas crianças tenham, de novo, essa experiência. Isso é definidor da sua personalidade, da sua vida futura, portanto o projeto merece todo o nosso respeito, apoio e trabalho, pra que ele só se amplie no nosso Município”, avalia a prefeita.

O secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, diz que o lançamento da plataforma será um marco nas políticas públicas para crianças e adolescentes em Pelotas, pois vai alavancar diversas ações, como o Programa Família Acolhedora, pelo qual já passaram mais de 80 crianças.  

Até o último ano, quem fazia doações de parte do Imposto de Renda a fundos, passava pela malha fina da Receita Federal, pois não existia um comprovante da doação. Com o sistema, a conferência é virtual e mais segura para o contribuinte.  

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Idemar Barz; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares; a juíza da Infância e Juventude, Alessandra Couto; a promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira; a delegada da Receita Federal, Adriane da Silva; o diretor-presidente da Coinpel, Christian Custer; a vereadora Daiane Dias (PSB); o veredor Sizenando (DEM); a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Fabiana Jorge da Silva; a assessora do Gabinete da Prefeita, Clotilde Victoria; presidente da OAB Pelotas, Paula Gril; e o diretor do SEST/SENAT, Roger Lange.

Confira como fazer a sua doação!

Tags

fundica, família acolhedora, criança, adolescente, doação, imposto de renda

Carregando 0%
Carregando 0%