ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Conheça 'Museu da Destruição Nacional' no saguão do Paço

Com recortes de notícias, são retratados o desmonte e a precarização da cultura, em contraponto ao incentivo

Por Salvador Tadeo – MTB 7353 13-06-2019 | 11:14:46

A Sala de Exposições Frederico Trebbi, saguão do Paço Municipal, abriga uma das estações da Mostra Curricular “Museu da Destruição Nacional”, da turma do 7º Semestre do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com recortes de notícias, são retratados o desmonte e a precarização da cultura, em contraponto ao incentivo que a ela é dado, e também um questionamento sobre o significado na vida das pessoas.

A exposição permanece no prédio da Prefeitura até o dia 26 deste mês – horário de visitação é das 12h30min às 18h30min. As outras estações da mostra estão localizadas no Largo, ao lado do Mercado Central, e na Esplanada do Theatro Sete de Abril. O objetivo dos acadêmicos é um debate com a sociedade sobre a tragédia ocorrida, para a área cultural, com o incêndio que devastou o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, em setembro do ano passado.

Outra meta consiste no questionamento sobre os aspectos e o significado do nosso lugar na cultura, as ideias de patrimônio, os mecanismos de fomento ao arruinamento das instituições culturais e da função delas, e o descaso das políticas públicas nas instituições culturais.

Mostra instiga questionamento sobre descaso das politicas públicas nas instituições culturais – Fotos: Igor Sobral

Entre os recortes que tratam da precarização, destacam-se as seguintes manchetes: “Um retrato do descaso com a Cultura e a pesquisa no Brasil”; “Cortes na Educação Colocam em Risco Restauração de peças no Museu Nacional”; “Como fica o Patrimônio Histórico com as mudanças na Lei de Incentivo a Cultura”; “Em 100 dias de Bolsonaro, a cultura entra na UTI”; Bolsonaro, que tripudiou sobre o Museu Nacional, manifesta profundo pesar pela Notre Dame”; e “Bolsonaro e o ataque ao livre pensar: Um projeto de dominação".

Estão abordados, também, os estímulos em painéis em que se evidenciam “Pesquisadores usam cinzas do Museu Nacional para fazer impressões em 3D”; “Lei de incentivo contempla projetos em Betim”; “Museu nacional resgata 200 peças de sua coleção egípcia”; “Expedição literária leva arte e poesia a ribeirinhos na Amazônia”; e “Osmar terra diz que incentivo à cultura tem que ser democratizado”.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

mostra, exposição, saguão do Paço Municipal, 'museu da destruição nacional', sala frederico trebbi, museologia da ufpel

Carregando 0%
Carregando 0%