ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Comitiva africana conhece potencial orizícola de Pelotas

Visitantes avaliam a possibilidade de plantio e importação de arroz brasileiro

17-05-2019 | 12:18:52

Nessa quinta-feira (16), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu em seu gabinete comitiva formada por embaixadores e diplomatas africanos. Representando a Namíbia, o Quênia e a Tanzânia, eles vieram ao Brasil e a Pelotas em Missão Diplomática Oficial para estudar a possibilidade de exportação do arroz brasileiro para o continente africano e plantio do grão nacional nos respectivos países, que hoje exportam o produto da Tailândia.  

Comitiva foi recebida pela prefeita Paula em seu gabinete - Fotos: Gustavo Vara

Quarta-feira (15), eles haviam participado de rodada de negócios na Expoarroz, em busca de novas tecnologias de maquinário para produção de arroz. “Pelotas tem muito interesse em fazer negócio com os países africanos e tem capacidade para isso. Ficamos na expectativa de colocar em prática essa parceria de negócios”, disse a prefeita, que também falou sobre o potencial turístico da cidade e da grande influência da cultura africana na vida pelotense. 

Para a Namíbia, representada pelo embaixador Samuel Nuuyoma, a visita ao Brasil e a Pelotas alimenta o interesse do país na aquisição de maquinários que possibilitem o plantio do arroz em larga escala em seu território, onde o clima é extremamente seco. “Nosso foco principal é encontrar meios de realizar a produção do arroz, e tecnologias que encontramos no Brasil vão permitir isso”, afirmou Nuuyoma.  

Estreitar relações com o Brasil também é importante para os embaixadores Isaac Ochieng, do Quênia, e Emmanuel Nchimbi, da Tanzânia. “Fomos muito bem recebidos no país. Pelotas é linda e estamos empolgados com tudo o que vemos”, disse Isaac, deixando clara atração pela tecnologia de beneficiamento do arroz brasileiro e no próprio produto, capaz, segundo ele, de garantir a qualidade da alimentação do seu povo.  

A missão oficial dos embaixadores foi acompanhada pelo representante de negócios, Ricardo Latkani, além de diplomatas das três embaixadas. A prefeita Paula Mascarenhas aproveitou para entregar doces de Pelotas aos visitantes, que apreciaram a recepção. “Estamos agradecidos pela receptividade. A cidade é linda e os doces são muito gostosos”, reforçou Nuuyoma, que já havia degustado vários quitutes no Mercado Central.

Tags

áfrica, brasil, expoarroz, embaixadas africanas, quênia, tanzânia, namíbia, prefeita paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%