Maioria das ligações é de mulheres e pacientes entre 13 e 60 anos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais  atendem público

Central de Teleconsulta recebe 468 ligações em duas semanas

Maioria das ligações é de mulheres e pacientes entre 13 e 60 anos. Médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais atendem público
Por Autor desconhecido 27-04-2020 | 17:22:50
Tags: teleconsulta, central, ligações, 0800, orientações, atendimento, balanço das ligações, 468 chamadas telefônicas, 0800 6485 319

Há duas semanas, começou a operar em Pelotas a Central de Teleconsulta, oferecendo atendimento pré-clínico, orientações e encaminhamentos feitos por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais de saúde. Até o início da tarde desta segunda-feira (27), 468 ligações foram recebidas pelo serviço, que atende de segunda a segunda pelo número 0800 6485 319. Destes pacientes, 92 foram liberados e 20 seguem monitorados pela central, que retorna aos cidadãos para reavaliar o seu estado de saúde. 

A maioria dos chamados é feita por mulheres (73,5%) e por pacientes entre 13 e 60 anos, representando 76% dos atendimentos. Outros 20% são formados por pessoas com mais de 60 anos. As ligações, que vêm de todos os bairros da cidade, podem ser feitas das 8h às 18h, ininterruptamente, e representam uma boa alternativa àqueles que desejam conversar com um profissional de saúde, relatar seus sintomas e receber encaminhamentos sem sair de casa, o que colabora para minimizar a propagação do coronavírus na cidade.

Arte: Mariana Valente

Nos últimos quatro dias, foram 113 atendimentos prestados aos pelotenses – a sexta-feira (24) consistiu no dia de maior movimento, com 39 acolhimentos. O serviço funciona graças à articulação entre Prefeitura, universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) de Pelotas, Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Hospital Escola da UFPel, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e startup Indeorum.

Qual o propósito da Central?

Evitar que estas pessoas se desloquem até as unidades de saúde, quando não for necessário, para reduzir a possibilidade de propagação da Covid-19. Além disso, otimiza a utilização dos recursos de saúde e oportuniza atendimentos mais seguros e rápidos aos cidadãos, uma vez que agiliza a triagem dos casos de síndrome gripal, incluindo os de coronavírus.

Quem atende?

O serviço conta com o envolvimento de cerca de cem profissionais, entre psicólogos, médicos, enfermeiros, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionistas. Ainda representa uma oportunidade para quem não pode atuar na linha de frente da saúde por ter mais de 60 anos ou comorbidades. Também fortalece o enfrentamento da pandemia, considerando que o trabalho é feito remotamente de suas residências.

Quando devo ligar?

São três linhas de atendimento diferentes, dependendo da motivação de quem for ligar, ou seja, é possível discar para obter orientações e informações sobre síndrome gripal e/ou coronavírus, para relatar sintomas e ter atendimento pré-clínico ou, ainda, para compartilhar a preocupação pelo momento atual com algum profissional especializado. Os cidadãos não devem procurar a central para consultas de terceiros, isto é, a própria pessoa que apresenta os sintomas gripais deve telefonar e falar com o profissional de saúde, facilitando o diagnóstico e encaminhamento. 

Quais os procedimentos adotados?

Nestes 15 dias, a maioria dos encaminhamentos correspondeu à recomendação ao isolamento domiciliar, seguido pela procura por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a busca do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. O que define estas diretrizes é o quadro detalhado pelas pessoas. Quando identifica sinais graves de síndrome gripal (falta de ar, desconforto respiratório, piora de condições clínicas de doenças preexistentes), o profissional encaminha o caso à UPA.

Aqueles com sintomas gripais leves, sem febre e comorbidades, são orientados ao resguardo residencial, mantendo-se em quarto ventilado até o fim do período sintomático e intensificando a higiene respiratória e os hábitos saudáveis de alimentação. A recomendação é de que voltem a ligar para a Central, caso haja alteração no quadro.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas