
Carteira do Autista já pode ser acessada pela comunidade
A partir desta segunda-feira (26), os pais e responsáveis pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Pelotas contarão com mais uma ferramenta para facilitar o dia a dia, nem sempre fácil, de quem convive com está condição. É a Carteira de Prioridade no Atendimento das Pessoas Autistas, lançada pela prefeita Paula Mascarenhas em cerimônia realizada no Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, da Prefeitura.
Fotos: Gustavo Vara
O evento reuniu pais, professores e autoridades do município, incluindo o autor da lei 6.557/18 que deu origem à carteirinha, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) – na época, vereador de Pelotas. A prefeita elogiou a iniciativa de Viana e parabenizou as mães e pais presentes pela conquista.
“Isso me dá mais esperança no futuro e na humanidade. Tanto o Centro, quanto a Carteira do Autista são uma vitória coletiva, resultado de muita luta”, destacou a prefeita.
Segundo Paula, desde a criação do Centro, muitas vitórias foram sendo alcançadas, tornando o município uma referência nacional no tratamento do TEA. “Tomara que em todos os lugares do Estado, a gente consiga ver vitórias como a de Pelotas, que possamos inspirar outros gestores e comunidades a acreditarem na inclusão”, disse a prefeita, ao comentar a informação de que o deputado Viana protocolou lei similar à de Pelotas, na Assembleia Legislativa.
Em sua fala, Viana destacou que a lei faz com que as pessoas conheçam o transtorno e se conscientizem de que não basta incluir, é preciso acolher. “Fazer política é zelar pelo bem-estar da sociedade, é amar. Só criar a lei não teria adiantado nada se não fosse o apoio do Executivo municipal. Esta carteirinha representa a materialização de um direito.”
Leia mais
20ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa com festa no Mercado
Pelotas festeja meia década do acolhimento de autistas
Palestras esclarecem pais e professores sobre o autismo
Vanguardismo
Aproveitando a oportunidade, a professora e diretora do Centro, Débora Jacks, reforçou a importância da Carteira. De acordo com a educadora, há diferentes níveis de intensidade ou espectros relacionados ao autismo. Eles se agitam e se desorganizam em espaços com muitas pessoas e têm pouca tolerância para esperar em filas, mas quem vê, muitas vezes não percebe que a criança, jovem ou adulto tem autismo.
“Ter a carteirinha, para apresentar nos locais, vai fazer muita diferença na vida dessas mães e seus filhos. É a garantia de um direito, uma política pública que representa mais um avanço no tratamento e acolhimento da pessoa autista”, ponderou Débora.
É o caso da dona de casa Sara Lima Cruz, 44. Moradora do 7º Distrito (Quilombo), ela vem todas as segundas e quintas-feiras ao Centro da cidade para garantir o tratamento do filho, Guilherme, de 5 anos. Atendido por equipes do Centro Daniel Rolim e do Cerenepe, ele não aguenta esperar nas filas, como a do transporte rural, por exemplo, o que gera uma série de dificuldades. “Vai ser um alívio imenso poder apresentar a carteirinha. As pessoas não têm paciência ou não entendem, acham que é malcriação. Vim para conhecer o projeto e já me organizar para fazer a nossa”, afirmou Sara.
Carteira
Desde a sanção da lei, em março deste ano, os locais públicos e privados devem incluir em todas as suas placas e avisos de atendimento preferencial o símbolo universal do autismo - um laço colorido, com uma estampa de peças de quebra-cabeças em várias cores.
Agora, também deverão aceitar a carteirinha, destinada às pessoas autistas da cidade. O não cumprimento poderá acarretar em advertência e multa. A confecção do documento poderá ser agendada de segunda a sexta-feiras, pelo telefone (53) 3309.3645, e será feita pela Secretaria de Assistência Social (SAS), da Prefeitura.
Os atendimentos ocorrerão nas segundas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h na SAS, à rua Marechal Deodoro, 404. Serão exigidos laudo médico, documento de identidade do responsável e da criança, comprovante de endereço e foto 3x4.
Presenças
Participaram da cerimônia de lançamento da Carteira do Autista o secretário da SAS, Luiz Eduardo Longaray; a presidente da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho), Eliane Bitencourt; os vereadores José Paula Benemann (PSDB) e Ademar Ornel (DEM); e representantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e Alta Habilidade.