ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Bibliotheca Pública completa 144 anos e presenteia a comunidade

Instituição passa a contar com um ônibus adaptado, que levará literatura e arte às escolas de Pelotas

14-11-2019 | 15:56:07

A tradicional Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) completa 144 anos nesta quinta-feira (14) e o presente quem ganha é a comunidade. A instituição passa a contar com um ônibus adaptado para levar literatura, cultura e arte a todos os cantos de Pelotas, principalmente às escolas, estimulando assim a formação de um novo público leitor.

Fotos: Gustavo Vara

A entrega do veículo e o “parabéns” ocorreram durante a manhã. Doado pela empresa Expresso Embaixador, o ônibus recebeu pintura externa feita pelos grafiteiros Jéssica Porciúncula, Ricardo Cortes, Vinícius Bero, Leonardo Teodoro da Silva, Felipe Thofehrn e Letícia Benedezi. O presente, colorido por fora e repleto de histórias por dentro, encantou as alunas do Instituto São Benedito, primeiras estudantes a participarem da iniciativa, batizada de 'Caravana da Cultura'.

O presente servirá para democratizar o acesso à Bibliotheca, expandindo sua atuação e aproximando os bairros da arte e do conhecimento, pontuou a prefeita Paula Mascarenhas.

“O ônibus vai permitir levar duas coisas, que são imprescindíveis, para toda a nossa população. Uma delas é a emoção que só o ser humano tem, provocada pela arte, e que a literatura, talvez, seja um dos instrumentos mais poderosos em estimular. E, ao mesmo tempo, vai levar também aquilo que pode ser mais transformador na vida das pessoas e, portanto, do mundo: o conhecimento que está nos livros”, afirmou a prefeita. 

Além de literatura, teatro, música, oficinas e manifestações culturais são desenvolvidas dentro da BPP, priorizando o público infantojuvenil, explicou a coordenadora da instituição, Lisarb da Costa. A Bibliotheca, conforme ela, é um farol em Pelotas, indicando caminhos para o futuro. Justamente por isso, e para comemorar o aniversário, que o prédio centenário recebe nova iluminação a partir desta quinta.

“A Bibliotheca é a comunidade pelotense. A comunidade é sua dona”, destacou Lisarb.

A BPP

A Bibliotheca Pública Pelotense possui um acervo com mais de 200 mil obras, sendo a mais antiga datada de 1617. Mensalmente a instituição adquire novos títulos que são, em sua maioria, indicados pelos visitantes. A principal preocupação é apresentar uma diversidade de obras, para que toda a população possa ser atendida.

“Temos um carinho enorme pela Bibliotheca, uma joia da nossa cidade, encravada no Centro Histórico. É um prédio antigo e que conta a nossa história, a nossa memória, mas que, ao mesmo tempo, tem todo o nosso futuro. É nos livros que a gente tem a dinâmica da renovação, da construção de novos caminhos”, disse a prefeita Paula, durante os festejos. 

A BPP funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os agendamentos de visitas guiadas, tanto ao acervo quanto ao museu, podem ser feitos pelo telefone (53) 3222-3856.

A instituição oferece duas modalidades de associação, voltadas ao empréstimo de livros e outras obras: Estudante, no valor de R$ 10,00 mensais, e Efetivo ou Familiar, por R$ 20,00. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de matricula, para estudantes.

Tags

bibliotheca pública, bpp, ônibus, literatura nas escolas

Carregando 0%
Carregando 0%