ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Atividades não essenciais ficam restritas nos próximos dias

Confira as atividades essenciais que mantém funcionamento e o que fecha até as 6h de terça-feira

10-12-2020 | 15:23:48

A Prefeitura de Pelotas publicou, na quarta-feira (9), o Decreto 6.349/2020, o qual impede o funcionamento de atividades não essenciais no âmbito municipal para frear a pandemia do novo coronavírus. As determinações entram em vigência das 19h desta quinta-feira (10) até as 6h de terça-feira (15).

Confira o funcionamento

Saúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – funcionamento nas 24 horas, localizado rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – serviço 24h, na avenida Ferreira Viana, 2.231. (Exclusivo para pacientes com sintomas gripais.)

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – abrirá na sexta-feira, das 8h às 23h; no sábado, das 8h às 18h; no domingo, não haverá atendimento; na segunda-feira (14/12), abrirá das 8h às 23h. A Ubai está localizada à rua Dona Darcy Vargas, 212 - Navegantes.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – abrirá na sexta-feira, das 8h às 22h; no sábado e no domingo, não haverá atendimento; na segunda-feira, atenderá das 8h às 22h. A unidade está localizada na avenida Ernani Osmar Blaas, 344 – Três Vendas.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – funcionamento habitual na sexta e na segunda-feira; no sábado e no domingo não haverá atendimento. (Exclusivo para pacientes com sintomas gripais.)

* Central de Teleconsultas – manterá o atendimento normalmente na sexta-feira e na segunda-feira.Desde o dia 12 de novembro, o serviço não funciona aos finais de semana. Contato pelo número 0800 6485 319, das 8h às 18h. 

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto, à avenida Bento Gonçalves, 4.590.

* Hemocentro – sexta-feira e segunda-feira com atendimento normal, das 8h às 14h. Sábado e domingo não abrirá.

* Farmácia Municipal - atendimento normal, na segunda e sexta-feira. Estará aberta ao público das 8h às 16h45min. Não funciona no final de semana.

Transporte público

* Ônibus linhas urbanas – Na quinta-feira à noite os horários seguem normais. Já na sexta-feira, no sábado e na segunda-feira, a tabela de horário será as executadas aos domingos com reforço: os ônibus terão intervalo entre viagens de, aproximadamente, uma hora, já as linhas utilizadas por trabalhadores da área da saúde estão mantidas, como já vem sendo feito desde o início da pandemia.

No domingo, a tabela de horário será pontual para atender os poucos profissionais que estarão às ruas. Serão ofertadas cinco viagens do bairro para o centro e cinco viagens centro-bairro, sendo priorizados os horários de trocas de turnos dos hospitais. 

Os horários podem ser consultados no site (www.pratipelotas.com.br/horarios).

* Ônibus linha rural – Na sexta, sábado e segunda, estarão mantidas as linhas do Bachini e da Colônia Maciel. Duas linhas serão ofertadas, pela manhã, uma de ida para a zona urbana e outra de volta à zona rural. Após, uma viagem no final da tarde será realizada à cidade e outra de volta à colônia. 

Já no domingo, somente a linha Bachini estará disponível. Os horários para esses dias estão disponíveis no site (www.empresasantacruz.com.br).

* Ônibus intermunicipais – O embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo intermunicipal ocorrerá exclusivamente na Empresa Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), que atuará em regime de plantão, com número reduzido de servidores.

Assistência Social

* Casa de Passagem – instalada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social durante 24 horas. Telefone: (53) 3279.3154. 

* Restaurante Popular – funcionará normalmente na sexta-feira e na segunda-feira.

* Centro Pop – funcionamento habitual na sexta-feira e na segunda.

* Plantão social – O plantão social estará funcionando das 8h às 14h, na Secretaria de Assistência Social (SAS) – rua Marechal Deodor, 404/464 -. Após esse horário será realizado na Casa de Passagem.

Segurança

* Defesa Civil – 24 horas. Telefone 153.

* Guarda Municipal – 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Mercado Central

Conforme o Decreto 6.349/2020, por não ser atividade essencial, o Mercado Central fica fechado das 19h de quinta-feira até as 6h de terça-feira.

Comércio em geral

De acordo com o Decreto 6.349/2020, atividades não essenciais – entre elas, o comércio em geral – estão impedidas de funcionar das 19h de quinta-feira até as 6h de terça-feira. As atividades comerciais só poderão ocorrer, exclusivamente, por tele-entrega nos dias 11, 12 e 14 de dezembro, com número reduzido de funcionários.

Mercados, supermercados e atacados

Fica permitido o funcionamento dos minimercados, supermercados, macroatacados, padarias, açougues e outros estabelecimentos, cuja atividade principal seja a venda de produtos alimentícios de primeira necessidade, nos dias 11, 12 e 14 de dezembro, até as 19h, permitindo-se tele-entrega, drive thru e take away de alimentos e bebidas até às 24h.

Restaurantes, trailers, lanchonetes e afins

Os estabelecimentos da área da alimentação, tais como restaurantes, trailers, food trucks, lanchonetes e lancherias, ficam autorizadas a funcionar, exclusivamente por meio de tele-entrega, drive thru e take away até as 24h.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsiteundefinede nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel. 

Tags

atividades não essenciais, decreto 6349, saúde, assistência social, segurança

Carregando 0%
Carregando 0%