Prefeita Paula Mascarenhas também esteve no Palácio Piratini, nesta quarta-feira, para tratar sobre a situação da Santa Casa de Pelotas com o governador Eduardo Leite

Associação de Proteção ao Condenado de Pelotas e governo do Estado assinam termo de intenções

Prefeita Paula Mascarenhas também esteve no Palácio Piratini, nesta quarta-feira, para tratar sobre a situação da Santa Casa de Pelotas com o governador Eduardo Leite
Por Autor desconhecido 11-12-2019 | 19:40:37
Tags: apac, pacto pelotas pela paz, santa casa, saúde

Nesta quarta-feira (11), a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) – projeto de ressocialização do Pacto Pelotas pela Paz – e o governo do Estado assinaram um termo de intenções, instrumento que formaliza o compromisso de cooperação entre as partes e possibilita que novos desdobramentos aconteçam para o funcionamento da Apac na cidade.

A prefeita Paula Mascarenhas ressaltou ao governador Eduardo Leite e às demais autoridades presentes os dados da segurança pública do município, que apontam queda da criminalidade. Também mencionou os projetos e estratégias de prevenção social, desencadeados pelo Pacto, que buscam impactar na perenidade do declínio dos indicadores criminais. 

Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

+ Acumulado de crimes violentos letais diminui 41% em Pelotas

Paula mencionou o significativo poder de ressocialização inerente ao modelo apaqueano, que prevê baixo índice de reincidência criminal e custo reduzido aos cofres públicos para a sua manutenção. Pelotas deverá ser a primeira cidade do interior do Rio Grande do Sul a ter o Centro de Reintegração Social, com capacidade para até 200 recuperandos. 

“A Apac é um programa de prevenção terciária, com poder de ressocialização muito grande. O nosso projeto está pronto e temos o compromisso do governo federal para investir recursos destinados à adaptação do prédio. A ideia é que no primeiro semestre ela já esteja em funcionamento”, afirmou a prefeita. 

O presidente da Associação, Leandro Thurow, afirma que a assinatura é um grande passo e acena que Pelotas sediará a segunda Apac do Rio Grande do Sul. “Vamos dar passos importantes, a partir de agora, para a concretização de um sonho, idealizado por um grande grupo de voluntários”, disse. Thurow explicou que a oficialização do protocolo de intenções permite que novos termos sejam feitos, como o de fomento e o de cessão de uso do imóvel.   

Também acompanharam a assinatura o juiz diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral; o secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli; o procurador do Estado, José Elinaldo de Sousa; e os representantes do Ministério Público, Anelise Grehs e Gilmar Bortolotto.

Sede definida

O imóvel escolhido para abrigar a sede da Apac é localizado próximo ao Centro de Eventos Fenadoce e possui três grandes pavilhões, com área superior a 12 mil m², em terreno de 45 mil m². O envolvimento do Poder Judiciário e da Procuradoria do Estado foi fundamental para a conquista do espaço, já que o prédio é oriundo de uma execução fiscal, cujo processo foi finalizado e adjudicado ao Estado para sediar a unidade. 

Santa Casa

Ainda nesta quarta, a prefeita participou de uma reunião com o governador, a diretoria da Santa Casa de Pelotas e o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho. Em pauta, a busca por caminhos para superar a grave crise financeira pela qual passa o hospital, referência em saúde para Pelotas e região. Paula mencionou a importância da instituição para a zona sul e o esforço do Município para auxiliar a instituição.

+ Prefeita solicita ao governador ajuda financeira para Santa Casa

Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Cosulati

Paula também acompanhou a reunião do governador com representantes da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati). Os empresários apresentaram o projeto básico de auxílio para a recuperação da cooperativa e solicitaram ajuda do governo no processo de reestruturação. 

“Participei do encontro para registrar a importância da cooperativa para a geração de trabalho e renda na região, reconhecendo sua estrutura operacional sólida e potencialidades para crescer”, apontou a prefeita.
Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratino

Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce

Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos na Fenadoce

Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias

Prefeitura treina 21 agentes de combate às endemias

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBS na Rua estará na Vila Governaço neste sábado (19)

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido