ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Alunos egressos do Start apresentam TCC de curso profissionalizante

Projeto do Pacto Pelotas Pela Paz direciona jovens na procura do primeiro emprego

10-12-2019 | 17:41:01

Na tarde dessa terça-feira (10) o calor em excesso não foi suficiente para desmotivar os alunos do curso de Aprendizagem Comercial, oferecido pelo Senac, e parte do programa Jovem Aprendiz. Entusiasmados, os estudantes lotaram o auditório do Pelotas Parque Tecnológico para a Feira de Projetos Senac Pelotas, que iniciou às 9h, e se estendeu ao longo do dia.

Fotos: Paulo Ienczak

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura

A programação da tarde começou com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos alunos. A exposição se deu de forma dinâmica, com tempo máximo de 3 minutos para cada trabalho, o que exigiu capacidade de síntese e comunicação por parte dos estudantes. Uma banca avaliou o mérito de cada trabalho apresentado. Pablo Salomão, coordenador do Projeto Start, fez parte da banca avaliadora.

"Pelotas precisa de jovens protagonistas. Esse evento da Feira de Projetos mostra que o jovem de Pelotas está buscando fazer a diferença, indo atrás da inovação para a sua cidade, e gerando mudanças nas suas próprias vidas”, apontou Pablo.

“Esse momento de apresentação dos TCCs estimula o aluno a pensar na inovação, voltada às necessidades reais das empresas, nas quais os alunos estão inseridos desde o primeiro mês de curso”, explica a diretora do Senac Pelotas, Mariângela Iturriet da Silva.

Mariângela conta que o curso de Aprendizagem Comercial é um dos mais antigos do Senac, e que a cada ano mais de 300 jovens realizam a formação, focada na união da teoria com a prática, garantida pelos estágios realizados em empresas do município.  

“Do total de alunos que realizam o curso, cerca de 20% acabam efetivados nas próprias empresas em que atuam como jovens aprendizes”, destaca o coordenador administrativo do Senac, Paulo Kruger.  

Start, inovação e o primeiro emprego

Os projetos de TCC tinham como objetivo solucionar problemas comuns na rotina de empresas e no labor diário dos funcionários. No caso da Moving Box, por exemplo, dos estudantes Bryan Severo, Bruno Teixeira, Larissa Silva e Vitória Oliveira, a ideia principal era a criação de um dispositivo que auxiliasse na movimentação de peso, aliviando o esforço empregado por trabalhadores braçais, principalmente os que atuam no transporte de mercadorias. Os quatro integrantes do grupo são "jovens aprendizes" em um supermercado da cidade.

Do grupo, as meninas Larissa e Vitória são egressas do curso Start, projeto do Pacto Pelotas Pela Paz que prepara o jovem para o mercado de trabalho e o protagonismo pessoal.  

“O curso foi muito bom, muito importante. A gente aprendeu bastante a questão da postura, do modo de se expressar, e isso nos ajuda até hoje”, conta Larissa, de 17 anos.  

O grupo apresentou o projeto Moving Box no evento. Foto: Paulo Ienczak.

Gustavo Monteiro, 17 anos, formou-se no Start pelo núcleo do bairro Getúlio Vargas e atualmente é um dos formandos do curso de Aprendizagem Comercial. Seu TCC foi a criação do robô DF02, que atuaria no recolhimento e devolução de mercadorias às prateleiras de grandes lojas, auxiliando os funcionários.  

Ouça aqui o depoimento em áudio de Monteiro sobre sua participação no Start:

 

Após as apresentações de TCCs, os alunos acompanharam a palestra de Robson Hellebrandt, sobre foco e organização. “Sou aluno egresso do Senac, onde também pude atuar como jovem aprendiz, minha primeira experiência profissional. É uma satisfação dar esse retorno para os alunos, abordando um tema importante, que é a questão do foco para se alcançar um determinado objetivo”, completa Robson.  

Robson foi um dos palestrantes do evento. Foto: Paulo Ienczak.

Tags

Projeto Start, Pacto Pelotas Pela Paz, Senac, Jovem Aprendiz

Carregando 0%
Carregando 0%