ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Agricultor sem água potável pode solicitar abastecimento em casa

Prefeitura recebe pedidos por WhatsApp e os encaminha ao Sanep para atendimento com frete gratuito

Por Tânia Magalhães 26-03-2020 | 13:07:46

Todas as famílias moradoras na zona rural de Pelotas que estiverem atravessando falta de água potável para consumo, em razão da seca, podem solicitar o abastecimento ao Município, que garante o fornecimento, via Sanep, sem cobrança de transporte. Agricultores interessados devem manter contato pelo WhatsApp 99144.2363, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que é responsável pelo encaminhamento dos pedidos, ou pelo do Sanep 98417-0008.

“Desde a primeira quinzena do mês, a Secretaria está intermediando o abastecimento de água potável àquelas famílias da zona rural que enfrentam a falta para consumo. Este serviço não foi interrompido devido à pandemia do coronavírus, por ser essencial. É importante salientar que o frete é gratuito. A cobrança restringe-se à taxa de R$ 4,29 por mil litros”, reforça o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Feiras livres

As feiras livres continuam se realizando nos dias, locais e horários habituais. A SDR, responsável pelo Setor de Feiras, intensificou a fiscalização e propaga cartazes com algumas recomendações, como “Não toquem nos alimentos”, “Mantenham distância dos feirantes”, e “Evitem aglomerações”.

O secretário Jair Seidel salienta a importância de os consumidores observarem a distância mínima segura entre as pessoas para evitar aglomerações. “Orientamos nossos fiscais para que conversassem com os feirantes, no sentido de torná-los agentes da propagação de regras, como não tocar nos alimentos e evitar aproximações.”

População é orientada a não tocar nos alimentos – Fotos: Arquivo Ascom

Seidel informa que muitos feirantes têm se mantido ausentes das feiras livres, por fazer parte dos grupos de risco para o coronavírus. “Com menos comerciantes, a fluência de público em cada banca é maior. Por isso, é importante atentar para a distância entre as pessoas que vão às compras.” 

Outro ponto destacado pelo secretário é que, como as feiras são ao ar livre, isso faz com que esse tipo de comércio seja, inclusive, mais seguro do que o realizado em ambientes fechados. 

Atendimento do Incra

Questões relacionadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), atendidas pela Prefeitura, por meio da SDR, são conduzidas por meios virtuais. O sistema de teletrabalho é adotado frente à pandemia da Covid-19.

O atendimento é prestado quanto a cadastro de imóvel rural e certidão de aposentadoria. Os contatos podem ser mantidos pelo e-mail lgustavopires2@gmail.com, do servidor Gustavo Pires, ou pelo WhatsApp 98439-1777, no horário compreendido entre 8h e 14h, de segunda a sexta-feira.

Tags

seca, feiras livres, fiscais, incra, whatsapp, contatos, água, zona rural, frete gratuito

Carregando 0%
Carregando 0%