ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Academia do Samba celebra 70 anos com festa e homenagens

Escola fundada em fevereiro de 1949 é uma das entidades carnavalescas mais antigas do Rio Grande do Sul

17-02-2019 | 09:58:23

Com música, homenagens e, claro, com muito samba, os 70 anos de fundação da escola Academia do Samba foram comemorados na noite deste sábado (17), no Clube Diamantinos. A entidade carnavalesca, que é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, celebrou a passagem do aniversário em evento que reuniu mais de 500 pessoas, entre diretoria, componentes, simpatizantes e amantes do carnaval pelotense. A secretária de Governo, Clotilde Victória, representou o Município no evento e salientou a importância da existência da instituição, ao colaborar para a tradição da festa popular.

Fotos: Gustavo Vara
"Estamos aqui nos unindo às forças vivas da sociedade para reconhecer a trajetória da Academia do Samba e dos seus componentes, principalmente, da Velha Guarda, que preserva a memória viva desta história. O carnaval pelotense é uma festa tradicional, popular e reconhecida pelo nosso governo, que valoriza e deseja mantê-lo, com certeza", afirmou a secretária Clotilde. 

Vários momentos especiais marcaram a noite comemorativa da escola. Entre eles, a saudação e a entrada dos estandartes de cada entidade carnavalesca participante, a presença da Ala Senzala, do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, das cortes da Academia do Samba, Melhor Idade, Infantil, da Bateria e da Harmonia, além das passistas e dos soberanos do Carnaval 2019, a rainha Bárbara Couto, as princesas Gisele Guimarães e Angel Vaz, e o Rei Momo Márcio Rosa. Diversas homenagens foram destinadas a ex-presidentes e integrantes. 

Foto: Gustavo Vara

"É um momento histórico para a entidade e muito emocionante para quem vive dentro do carnaval, como eu, que estou envolvida com ele desde pequena. Estar na presidência nessa data singular é muito especial para mim", destacou a presidente da Academia, Denise Vargas. Ela reforçou que o carnaval pelotense é um exemplo de superação, amor à camiseta e às entidades. "Apesar de tantas dificuldades, seguimos lutando", acrescentou.   

As atrações musicais embalaram a noite no Clube Diamantinos. Entre as apresentações, Solon Silva e Banda - conselheiro da escola, ex-intérprete e autor de vários sambas da entidade. Grupo Show, Escola de Samba Unidos do Rheingantz, de Rio Grande, e 100% Libório, de Herval (a primeira da cidade), também marcaram presença e compuseram o clima de celebração deste sábado. Os principais sambas-enredo da Academia foram cantados pela bateria e harmonia da escola. 

Foto: Gustavo Vara

Fundada por um grupo de amigos frequentadores do Clube Cultural Fica Ahi Prá Ir Dizendo, a instituição é vinculada à comunidade do Simões Lopes, bairro que sedia seus ensaios. Foi campeã do carnaval de Pelotas em 1953, 1986, 1987 e 2008 - este último título conquistado com destile em homenagem ao centenário do Esporte Clube Pelotas. 

Tags

academia do samba, entidades carnavalescas, aniversário, 70 anos

Carregando 0%
Carregando 0%