Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Mais dois laboratórios do Khan Academy serão inaugurados

Dois laboratórios do programa Khan Academy serão inaugurados pela prefeita Paula Mascarenhas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Luiz Augusto de Assumpção, no Balneário dos Prazeres, e Almirante Raphael Brusque, na Colônia Z3. O ato será na próxima sexta-feira (26), às 15h na primeira e às 16h na segunda. 

          A parceria com a Fundação Lemann, responsável pelo assessoramento pedagógico e acompanhamento técnico do programa, iniciou em 2014 apenas com a EMEF Francisco Caruccio e o Colégio Municipal Pelotense. Atualmente, cerca de cinco mil alunos em 30 escolas municipais são beneficiados.

          Estudantes do terceiro ao nono ano aprendem a disciplina através de exercícios em jogos eletrônicos, de forma personalizada. O site reconhece as habilidades do usuário e auxilia o professor a identificar as dificuldades de cada um. Pelotas é um dos quatro municípios no país escolhidos pela Fundação Getúlio Vargas para calcular o índice de resultados da ferramenta.

          O método americano ainda desafia a acumular pontos e medalhas conforme o desempenho, dentro e fora da sala de aula. “Cada um tem login e senha que podem ser usados em casa ou em qualquer lugar”, explicou a monitora Olga Rejane Coelho coordenadora do Khan na Caruccio. Por lá, as crianças avançaram no desempenho escolar e o corpo docente também se destacou. Em 2015, a professora Zaida Schwartz foi premiada por utilizar o Khan em avaliações dos alunos, no III Encontro de Boas Práticas, em São Paulo, que reuniu 162 escolas de todo o Brasil. 

         Para o funcionamento da ferramenta, a prefeitura implantou nas escolas laboratórios com computadores, datashows, notebooks e aparelhos de TV e DVD, além de disponibilizar professores para o monitoramento das práticas. 

          O objetivo do projeto é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal – que registrou crescimento histórico de 23% em Pelotas no ano passado, com o marco de 4,8 relativo aos anos iniciais (primeiro ao quinto) - 0,9 a mais do que o apresentado em 2013. O Ideb é utilizado como indicador geral da educação nas redes pública e privada e ocorre a cada dois anos.

         Escolas participantes do Khan:

Colégio Municipal Pelotense

EMEF Francisco Carúccio

EMEF Maria Antônia

EMEF Wilson Muller

EMEF Dr. Berchon

EMEF Arthur de Souza

EMEF Getúlio Vargas

EMEF Dona Mariana Eufrásia

EMEF Luiz Augusto de Assumpção

EMEF Afonso Vizeu

EMEF Bibiano de Almeida

EMEF Dunas

EMEF Independência

EMEF Raphael Brusque

EMEF Fernando Osório

EMEF Nestor Elizeu Crochemore

EMEF Garibaldi

EMEF Alcides de Mendonça Lima

EMEF Doutor Balbino Mascarenhas

EMEF João Silveira

EMEF Almirante José Saldanha da Gama

EMEF Antônio Ronna 

EMEF Frederico Ozanan

EMEF Francisco Barreto

EMEF Jacob Brod

EMEF Olavo Bilac

EMEF Maria Joaquina

EMEF Prof. Daura Ferreira Pinto

EMEF João José de Abreu

EMEF Coronel Alberto Rosa
 

Data de publicação: 24/05/2017




Imagens

© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel