Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Dia da Matemática é celebrado com avanços na rede municipal

O Dia da Matemática é comemorado em 6 de maio, em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan – autor de “O homem que calculava” e outras 119 obras. Em Pelotas, há ainda mais motivos para celebrar a data. Há três anos, os alunos da rede pública municipal contam com a ferramenta Khan Academy, que ensina matemática de forma lúdica a crianças e adolescentes.

          O programa foi inserido no município em parceria com a Fundação Lemann, que desenvolve projetos inovadores em educação no ensino público. Atualmente, 26 escolas de ensino fundamental nas zonas urbana e rural são contempladas, atingindo mais de quatro mil estudantes. Cada uma conta com no mínimo um laboratório, com computadores e televisão. 

          A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) realiza acompanhamento semanal dos alunos participantes do Khan. A cada dois meses, um consultor da Fundação vem a Pelotas para avaliar o andamento do programa.

          Na escola Francisco Caruccio, no Pestano, são três laboratórios que atendem 24 turmas do terceiro ao nono ano. A coordenadora do Khan na unidade, Olga Rejane Coelho, comemora o avanço no desempenho escolar. “O aprendizado melhorou muito. As crianças parecem mais motivadas, ainda mais com avatares e medalhas que comprovam o quanto estão evoluindo”. Em alguns casos, as avaliações da disciplina estão sendo substituídas pelos resultados no Khan – inovação que ganhou destaque pela própria coordenação nacional do programa. 

          Concentrada em meio a uma conta de adição, a estudante do 5º ano, Ana Luiza Torres, de dez anos, disse que as notas melhoraram muito desde que começou usar a plataforma. O colega Johnny Wendell fez coro: “Sempre tiro nota boa em matemática. É minha matéria preferida. Segunda-feira tenho prova e já estou estudando”, contou o menino, que sonha em ser programador de games. 

          Junto à ferramenta Educopédia, o Khan Academy faz parte dos investimentos recentes na Educação do município que mostraram resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, com o crescimento de 23% no desempenho de alunos da educação básica. Esse é o maior Ideb da história de Pelotas, que alcançou a nota de 4,8 aos anos iniciais (primeiro ao quinto) - 0,9 a mais do que o apresentado em 2013. O Ideb é utilizado como indicador geral da educação nas redes pública e privada do Brasil e ocorre a cada dois anos.

Data de publicação: 06/05/2017




Imagens

© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel