Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Emef Dona Maria Joaquina celebra 70 anos de ensino

 O domingo (8) foi de comemoração na Comunidade São José, em Cerrito Alegre, com almoço festivo para celebrar os 70 anos de história da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Maria Joaquina. A prefeita Paula Mascarenhas participou do encontro e anunciou que, a partir do próximo ano, a instituição de ensino será 1° Escola de iniciação agrícola de Pelotas.
      A ampliação ocorre após a doação de um terreno localizado ao lado da Escola à Prefeitura pelo engenheiro-agrônomo e ex-docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Joaquim Alfredo Cunha. Ao agradecer o gesto, Paula afirmou que a Emef servirá de modelo para outras. “A trajetória da escola foi construída a muitas mãos, com famílias que se dedicaram e valorizaram essa história. Fico muito feliz em fazer este anúncio; vamos cumprir um compromisso do plano de governo e dar um importante passo na educação municipal”, salientou a prefeita.
      Um açude e um sistema de irrigação tornam as terras produtivas, adequadas para as atividades educativas da área agrícola que serão desenvolvidas com os estudantes a partir do próximo ano. A prefeita falou ainda sobre a licitação do transporte coletivo, que deverá ter o edital publicado até o final do ano e as mudanças que o processo irá projetar na zona rural. “É um desafio, mas vou lutar para reduzir as tarifas do ônibus na colônia e tratar as famílias daqui como as que utilizam o serviço na zona urbana. Apesar da resistência que vou enfrentar, sei que estou do lado da igualdade”, disse Paula.
       A vereadora Zilda Bürkle, professora do educandário por 25 anos, parabenizou a comunidade e entregou uma placa em homenagem ao aniversário da Emef à atual diretora, Ana Madruga. Participaram da comemoração o vereador Daniel Trzeciak; os secretários de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, e o de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; o deputado estadual Catarina Paladini; o administrador distrital de Cerrito Alegre, Zelmuth Tessmann.

Data de publicação: 08/10/2017




Imagens

© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel