Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Smed investe na formação de professores

Professores de língua portuguesa da Rede Municipal de Educação participam de mais uma edição da formação continuada oferecida em parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O primeiro encontro foi na manhã desta sexta-feira (25) e seguem até novembro.

         De acordo com a supervisora de Ensino de Língua Portuguesa, Michele Lemões, todos os anos é oferecida a formação continuada. Em 2016 foram cerca de 100 horas de formação. O objetivo é “oportunizar, aos professores, reflexões sobre sua prática docente, compartilhamento de vivências e conhecimentos”, explica. Os temas trabalhados são sugestões dos próprios professores.

         O encontro desta sexta-feira reuniu 25 pessoas. Michele diz que o debate foi centrado na importância de um ensino de língua materna contextualizado, focalizando o ensino da gramática a partir do texto e tornando o ensino de língua portuguesa significativo para o aluno. A palestrante foi a professora da UFPel, Nóris Eunice Wiener Pureza Duarte, que indicou dois livros aos participantes: “Muito além da gramática” e “Análise de textos", ambos da escritora Irande Antunes.

Confira os temas e palestrantes dos próximos encontros:

28/9 – quinta-feira, às 9 horas

Profª Drª Karina Giacomelli (UFPel)

Título: As redes sociais e a leitura e a produção de texto na escola

9/10 – segunda-feira, às 9 horas

Prof. Dr. Wagner Coriolano de Abreu (UFPel)

Título: Práticas de leitura e ensino da literatura

8/11 – quarta-feira, às 9 horas

Profª Drª Rejane Flor Machado (UFPel)

Título: Ensino e aprendizagem autorregulada da leitura e da escrita

Data de publicação: 25/08/2017




Imagens

© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel