Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Poder Escolar discute a Educação Básica com 500 profissionais

Começou nesta segunda-feira (17), no Theatro Guarany, o 13º Encontro Sobre o Poder Escolar, com mais de 500 profissionais da Educação Básica. O evento discute o tema “O que concerne a todos deve ser decidido por todos”, através de conferências e mesas temáticas até quinta-feira (20). 
            A cerimônia de abertura, às 9h, contou com a apresentação do Grupo de Violões (Gruve) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pronunciamento das autoridades. A prefeita Paula Mascarenhas informou que faz questão de comparecer a todas as edições do evento devido a sua vocação de professora. “Troca de experiências como ocorre no Poder Escolar nos fazem crescer como educadores”. Paula também destacou os investimentos em Segurança Pública como fundamentais para avançar na Educação do Município. “Se a maioria das vítimas da violência tem entre 16 e 30 anos, é porque o Poder Público não conseguiu mudar o destino desses jovens. Temos que combater a evasão escolar”, afirmou.
          O reitor em exercício da UFPel, Luís Amaral, ressaltou que o evento busca construir uma relação democrática e inclusiva. “É comum achar que na universidade se produz conhecimento e se reproduz nas escolas. Mas, aqui, vamos discutir a produção de conhecimento na sala de aula”. A presidente do Conselho Municipal da Educação, Elza Maria Zabala da Silva, completou que discutir a Educação Básica é reconhecer a importância do trabalho dos professores na sociedade.
       Após a cerimônia de abertura, a docente Inês Barbosa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), iniciou sua conferência sobre “Políticas, práticas e democracia como um processo cotidiano coletivo”. Outro destaque desta edição é a palestra de José Pacheco, sobre a “Contribuição da Escola da Ponte (Portugal) na busca de uma escola mais democrática”, na quarta (16) às 9h. A programação completa está disponível em wp.ufpel.edu.br/poderescolar/.
          O evento é realizado pela Prefeitura de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Conselho Municipal de Educação (CME) Pelotas e CPERS Sindicato.

Data de publicação: 17/07/2017




Imagens

© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel