Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Notícias

Prefeitura inaugura laboratórios do Khan em escolas do Fragata

A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira (29) mais dois laboratórios do projeto Khan Academy, uma ferramenta que ensina matemática a alunos das escolas municipais através de jogos e desafios. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Mariana Eufrásia e Alcides de Mendonça Lima, no Fragata, agora contam com novos computadores para o uso de crianças e adolescentes.

      Na Mariana Eufrásia, o projeto foi implantado em abril e beneficia cerca de 300 alunos do terceiro ao sétimo ano. As primas-irmãs Larissa e Kauane Fuhrmann, ambas de dez anos e colegas na 5ª série, contam que conseguiram entender como fazer as contas de divisão através do Khan. “A gente aprende em aula e estuda junto em casa”, contou Larissa. 

      Durante o ato de inauguração, a prefeita Paula Mascarenhas ressaltou a função de aprendizagem divertida proporcionada pelo Khan e o crescimento histórico de Pelotas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Somos um dos municípios que mais evoluiu no Ideb, com aumento de 23%. Estamos preparando nossas crianças para o mundo”, salientou Paula.

       Além de despertar o interesse pela disciplina, a ferramenta auxiliou a aumentar a nota nas avaliações. “Com o Khan, chego a adiantar algumas matérias. A diferença no desempenho dos alunos é nítida”, revelou a professora Quélem Santos. Isabel Gonçalves, de dez anos, é uma delas. “Saber matemática ajuda muita coisa na vida. Fica mais fácil de ver as horas e comprar na venda”, analisou.

       Após a visita na Mariana Eufrásia, Paula seguiu para a EMEF Alcides de Mendonça Lima, onde o novo laboratório beneficia estudantes do sexto e nono ano. Atualmente, cerca de cinco mil alunos em 32 escolas do município têm acesso ao projeto, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Lemann. 

       Acompanharam a prefeita o assessor especial Sadi Sapper e os secretários de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, e de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales.

Data de publicação: 29/06/2017




Imagens

© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel