Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Desporto

Função:

A Superintendência de Desporto e Lazer da Secretaria Municipal de Educação tem o propósito de projetar e desenvolver planos de ações, dentro de uma política pública voltada para o desenvolvimento do Esporte e do Lazer com base nos seguintes eixos:

Esporte educacional, esporte amador e de rendimento, lazer comunitário, assessorias e apoios a projetos esportivos e sociais.

O grande objetivo é enraizar o fomento e ações que transpasse o mandato político atual e que realmente façam parte de um calendário anual de interesse público e principalmente da comunidade esportiva. Consequentemente espera-se impulsionar a prática de atividades físicas buscando a melhoria da qualidade de vida da população.


Link para inscrições de jogos: Acesse aqui, JEPEL.


- PROJETO VERÃO (anualmente): Atividades esportivas e de lazer na orla da Praia do Laranjal. Foram realizados 30 eventos que atingiu um público de 28.280 pessoas.

- PROJETO VIDA ATIVA: O programa supre a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo em situações de vulnerabilidade social e econômica. O programa envolve oficinas de diversas modalidades como futsal, basquete, voleibol, dança, ginástica, entre outros, além de atividades como ruas de lazer. Além das aulas ministradas pelos agentes nos núcleos e sub-núcleos que abordaram o futsal, o futebol, a dança, a ginástica, o xadrez, o artesanato, a recreação, o taekwondo e capoeira. Núcleos atendidos: 36 núcleos. PROGRAMAÇÃO

- SACADA CIDADÃ: Este projeto teve o objetivo de fomentar o voleibol na nossa cidade, através de núcleos formadores, onde crianças e jovens tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos do jogo voleibol, além de oportunizar as crianças que dele participam a inclusão e integração social através da prática esportiva. Atualmente o projeto possui dois núcleos, sendo um no próprio SEST SENAT e outro no ginásio do bairro Navegantes. Atendendo em torno de 50 crianças dos 9 aos 15 anos, no turno inverso das aulas da escola, o projeto seguirá no período de férias escolares e ainda possui vagas.
- PROJETO QUEM LUTA NÃO BRIGA: Projeto de taekwondo para alunos da rede escolar municipal. O projeto treina alunos para as competições de nível estadual e atende mais de 100 alunos.
- PROJETO MICRO ÔNIBUS RECREATIVO – BRINCANDO NA ESCOLA: O projeto possui um microônibus equipado com brinquedos e que acompanhado de monitores tem a tarefa de divertir, ensinar e fomentar nos bairros e nas EMEIs brincadeiras individuais e coletivas, promovendo assim ações de recreação e lazer nos bairros. O cronograma atende as escolas nas quartas à tarde.
- PROJETO ATLETISMO PELOTAS (PAP): Dentro do Programa Vida Ativa foi criado o Projeto Atletismo Pelotas (PAP) que desde o Janeiro 2014 proporciona atividades baseadas no Atletismo para os alunos matriculados nas escolas ensino fundamental e médio da cidade.

- JEPEL - JOGOS ESCOLARES DE PELOTAS: A superintendência promove anualmente jogos nas modalidades coletivas Voleibol, Basquete, Handebol e Futsal, Atletismo e Xadrez que abarcam todas as escolas da cidade, mais de 150 unidades participam envolvendo aproximadamente 7.000 alunos.

- OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS: As Olimpíadas Universitárias foi uma competição que envolveu as universidades de Pelotas e Rio Grande nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete e xadrez. Foram mais de 500 atletas participantes desde as eliminatórias dentro das instituições.

- JOGOS ESCOLARES RIO GRANDE DO SUL (ETAPA MUNICIPAL): Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul- (JERGS) promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, tendo como finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do Estado realizou sua etapa Municipal em Pelotas no ano de 2014 com a participação de 22 atletas do PAP divididos em 3 categorias, no qual alguns alunos conseguiram sua classificarão para disputa da final regional dos JERGS.

- JOGOS ABERTOS DE PELOTAS (JAP): Os JOGOS ABERTOS DE PELOTAS, denominado JAP, é uma competição promovida e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED). Promover no município de Pelotas prática integrada de esportes coletivos e individuais. O JAP é aberto a participação de todas as equipes interessadas em participar será disputado nas modalidades de: Basquete, Voleibol, Handebol, Futsal, Tênis, Taekwondo, Xadrez e Natação nos naipes feminino e masculino.

- REMAR PARA O FUTURO: Convênio firmado com Academia de Remo Olímpico Tissot, para que 30 alunos adolescentes da rede escolar municipal possam participar de atividade extraclasse. 

- PRÓ-ESPORTE E CMD: O Desporto elabora a documentação para criação da Lei do Pró-Esporte (Lei nº 6218/2015)e a reativação do Conselho Municipal do Esporte (Lei nº 6217/2015).

- SITE PARA INSCRIÇÕES ONLINE DOS EVENTOS ESPORTIVOS (JOGOS): Este projeto contempla a construção juntamente a COINPEL de um sistema para a realização de inscrições online, este serviço facilitará a organização dos jogos bem como atender a necessidade da comunidade esportiva, que poderão realizar as inscrições acessando de qualquer equipamento que tenha internet, apenas respeitando o prazo de inscrições. Ao listar os alunos/atletas o sistema emite a confirmação da equipe inscrita. É um avanço para o departamento, pois este irá gerar o relatório das atividades, número de participantes, equipes, contatos entre outras informações que o departamento julgar como importantes.
- CONSULTORIAS: Formação para entidades objetivando a captação de recursos para o esporte no âmbito estadual e federal;Apoio na construção de projetos para a FUNDERGS; Orientações para a elaboração de projetos.

PROJETOS APOIADOS PELO DESPORTO: O Desporto dentre suas atividades apoio eventos esportivos como Festival de canoagem; Copa Cidade de Pelotas 3º king of fight de jiu jitsu 2013/2014; Torneio de para-futsal (cegos); Campeonato de futebol colonial;



Infraestrutura física:

GINÁSIO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA- Ginásio localizado no Bairro Navegantes atende a comunidade com atividades esportivas recreativas, eventos da comunidade, atividades da escola estadual Nossa Senhora dos Navegantes, acolhe ações do Vida Ativa e o Projeto Sacada Cidadã.

CENTRO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA – CIE TRÊS VENDAS Em análise pela Caixa Econômica Federal.

GINÁSIO MUNICIPAL - Em fase de execução.



Contato:

  • E-mail: desportopelotas@gmail.com
  • Telefone: 32221592
  • Endereço: Praça Vinte 366





© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel