Prefeitura Municipal de Pelotas

Portal das Escolas Municipais

Escola Municipais Pelotas

Desporto

Função:

A Superintendência de Desporto e Lazer da Secretaria Municipal de Educação tem o propósito de projetar e desenvolver planos de ações, dentro de uma política pública voltada para o desenvolvimento do Esporte e do Lazer com base nos seguintes eixos:

Esporte educacional, esporte amador e de rendimento, lazer comunitário, assessorias e apoios a projetos esportivos e sociais.

O grande objetivo é enraizar o fomento e ações que transpasse o mandato político atual e que realmente façam parte de um calendário anual de interesse público e principalmente da comunidade esportiva. Consequentemente espera-se impulsionar a prática de atividades físicas buscando a melhoria da qualidade de vida da população.


Link para inscrições de jogos: Acesse aqui, JEPEL.


- PROJETO VERÃO (anualmente): Atividades esportivas e de lazer na orla da Praia do Laranjal. Foram realizados 30 eventos que atingiu um público de 28.280 pessoas.

- PROJETO VIDA ATIVA: O programa supre a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo em situações de vulnerabilidade social e econômica. O programa envolve oficinas de diversas modalidades como futsal, basquete, voleibol, dança, ginástica, entre outros, além de atividades como ruas de lazer. Além das aulas ministradas pelos agentes nos núcleos e sub-núcleos que abordaram o futsal, o futebol, a dança, a ginástica, o xadrez, o artesanato, a recreação, o taekwondo e capoeira. Núcleos atendidos: 36 núcleos.

- SACADA CIDADÃ: Este projeto teve o objetivo de fomentar o voleibol na nossa cidade, através de núcleos formadores, onde crianças e jovens tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos do jogo voleibol, além de oportunizar as crianças que dele participam a inclusão e integração social através da prática esportiva. Atualmente o projeto possui dois núcleos, sendo um no próprio SEST SENAT e outro no ginásio do bairro Navegantes. Atendendo em torno de 50 crianças dos 9 aos 15 anos, no turno inverso das aulas da escola, o projeto seguirá no período de férias escolares e ainda possui vagas.
- PROJETO QUEM LUTA NÃO BRIGA: Projeto de taekwondo para alunos da rede escolar municipal. O projeto treina alunos para as competições de nível estadual e atende mais de 100 alunos.
- PROJETO MICRO ÔNIBUS RECREATIVO – BRINCANDO NA ESCOLA: O projeto possui um microônibus equipado com brinquedos e que acompanhado de monitores tem a tarefa de divertir, ensinar e fomentar nos bairros e nas EMEIs brincadeiras individuais e coletivas, promovendo assim ações de recreação e lazer nos bairros. O cronograma atende as escolas nas quartas à tarde.
- PROJETO ATLETISMO PELOTAS (PAP): Dentro do Programa Vida Ativa foi criado o Projeto Atletismo Pelotas (PAP) que desde o Janeiro 2014 proporciona atividades baseadas no Atletismo para os alunos matriculados nas escolas ensino fundamental e médio da cidade.

- JEPEL - JOGOS ESCOLARES DE PELOTAS: A superintendência promove anualmente jogos nas modalidades coletivas Voleibol, Basquete, Handebol e Futsal, Atletismo e Xadrez que abarcam todas as escolas da cidade, mais de 150 unidades participam envolvendo aproximadamente 7.000 alunos.

- OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS: As Olimpíadas Universitárias foi uma competição que envolveu as universidades de Pelotas e Rio Grande nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete e xadrez. Foram mais de 500 atletas participantes desde as eliminatórias dentro das instituições.

- JOGOS ESCOLARES RIO GRANDE DO SUL (ETAPA MUNICIPAL): Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul- (JERGS) promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, tendo como finalidade estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do Estado realizou sua etapa Municipal em Pelotas no ano de 2014 com a participação de 22 atletas do PAP divididos em 3 categorias, no qual alguns alunos conseguiram sua classificarão para disputa da final regional dos JERGS.

- JOGOS ABERTOS DE PELOTAS (JAP): Os JOGOS ABERTOS DE PELOTAS, denominado JAP, é uma competição promovida e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED). Promover no município de Pelotas prática integrada de esportes coletivos e individuais. O JAP é aberto a participação de todas as equipes interessadas em participar será disputado nas modalidades de: Basquete, Voleibol, Handebol, Futsal, Tênis, Taekwondo, Xadrez e Natação nos naipes feminino e masculino.

- REMAR PARA O FUTURO: Convênio firmado com Academia de Remo Olímpico Tissot, para que 30 alunos adolescentes da rede escolar municipal possam participar de atividade extraclasse. 

- PRÓ-ESPORTE E CMD: O Desporto elabora a documentação para criação da Lei do Pró-Esporte (Lei nº 6218/2015)e a reativação do Conselho Municipal do Esporte (Lei nº 6217/2015).

- SITE PARA INSCRIÇÕES ONLINE DOS EVENTOS ESPORTIVOS (JOGOS): Este projeto contempla a construção juntamente a COINPEL de um sistema para a realização de inscrições online, este serviço facilitará a organização dos jogos bem como atender a necessidade da comunidade esportiva, que poderão realizar as inscrições acessando de qualquer equipamento que tenha internet, apenas respeitando o prazo de inscrições. Ao listar os alunos/atletas o sistema emite a confirmação da equipe inscrita. É um avanço para o departamento, pois este irá gerar o relatório das atividades, número de participantes, equipes, contatos entre outras informações que o departamento julgar como importantes.
- CONSULTORIAS: Formação para entidades objetivando a captação de recursos para o esporte no âmbito estadual e federal;Apoio na construção de projetos para a FUNDERGS; Orientações para a elaboração de projetos.

PROJETOS APOIADOS PELO DESPORTO: O Desporto dentre suas atividades apoio eventos esportivos como Festival de canoagem; Copa Cidade de Pelotas 3º king of fight de jiu jitsu 2013/2014; Torneio de para-futsal (cegos); Campeonato de futebol colonial;



Infraestrutura física:

GINÁSIO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA- Ginásio localizado no Bairro Navegantes atende a comunidade com atividades esportivas recreativas, eventos da comunidade, atividades da escola estadual Nossa Senhora dos Navegantes, acolhe ações do Vida Ativa e o Projeto Sacada Cidadã.

CENTRO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA – CIE TRÊS VENDAS Em análise pela Caixa Econômica Federal.

GINÁSIO MUNICIPAL - Em fase de execução.


  • . Diretor: Sergio Pereira Ferreira;
  • . Chefes de Departamento: Kátia Denise Costa Berni e Paulo Jassin Gutierrez;
  • . Chefe de Setor: Carlos Magno Souza Montedo Junior;
  • . Supervisores: Elci Nei Coimbra Domingues e Jean Pierre Gonçalves Lima;
  • . Técnico Educação Física: José Inácio Gerlach Alves ;
  • . Projetos: Lizany Garcia da Silva;
  • . Oficial Administrativo: Artur Sodré Bastos;
  • . Professor Projeto de Futebol: João Roberto H. de Gusmão;
  • . Professor projeto de Taekwondo: Rossano Diniz;
  • . Projeto de Voleibol: Ingo Stumm Junior e Marcelo Oliveira e Silva;
  • . Agentes Sociais do Vida Ativa: Alexandre Gularte Quintana, Aline de Farias Milech, Caroline Malue Huckembeck, Daniel Leite Meiato, Diego da Paz Motta, Dienefer Longchamp Farias, Doris Santos da Silva, Estefany Medeiros Silveira, Huibner Machado da Silva, Jessica Gouveia de Lima, Josiane Lemos de Oliveira, Katerine Corrêa Medronha, Liber Simon Kreps Benitez, Maria Lucia Borges Almeida, Rafael da Rosa Carvalho, Rodrigo Maia Tedesco, Thais Beier Schwenson, Vinícius Senna Rezende, Viviane Abreu Castro.

Contato:

  • E-mail: desportopelotas@gmail.com
  • Telefone: 32221592
  • Endereço:
  • Padre Anchieta, 2076





© 2017 Portal Municipal da Educação - desenvolvido pela Coinpel